abr

Sebrae lança 8ª edição do jogo virtual para universitários

Recife – Começam no dia 13 de março as inscrições para a 8ª edição do Desafio Sebrae 2007, o jogo virtual para universitários. A expectativa é de que 70 mil vagas sejam preenchidas, 20 mil a mais do que no ano passado. Nesta versão, os participantes serão desafiados a administrar uma empresa virtual de cosméticos. As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de abril pela Internet, no www.desafio.sebrae.com.br.

O Desafio Sebrae é um jogo virtual voltado para universitários de qualquer curso superior que desejam desenvolver o potencial empreendedor. Para participar, os estudantes precisam formar uma equipe de três a cinco pessoas, estudar em faculdades reconhecidas pelo MEC e fazer a inscrição.

A cada edição, o jogo é desenvolvido baseado num setor do mercado. Este ano os participantes irão gerenciar uma indústria de cosméticos. De acordo com o coordenador nacional do Desafio, Ricardo Garcia, o ramo é um dos mais promissores do mercado e que se comunica com todos os públicos, masculino, feminino ou infantil. “A cada edição, a competição se aproxima mais da realidade do mercado e, agora, estaremos simulando um setor que cresce 10% por ano”, disse.

No Desafio Sebrae, os alunos enfrentarão condições corriqueiras na vida de um empresário, como a tomada de decisões, os investimentos em matéria-prima e infra-estrutura, a contratação de mão-de-obra especializada, a formulação dos preços de custo e venda dos produtos, além das variantes que o mercado oferece no dia-a-dia empresarial.

O jogo é dividido em cinco fases, três virtuais e duas presenciais. Neste ano, o Desafio Sebrae veio com algumas novidades. Antes, as inscrições começavam no primeiro semestre e o jogo acontecia no segundo. Agora, parte dele já ocorre no primeiro. Com isso, as equipes terão mais tempo na competição e, no período das férias, poderão se entrosar e criar um espírito maior de equipe.

Outra novidade é que, durante o período das férias acadêmicas (mês de julho), o Sebrae vai disponibilizar para os alunos três cursos via internet, que são: ‘Iniciando um Pequeno e Grande Negócio (IPGN)’; ‘Como Vender Mais e Melhor’; e ‘Análise de Formação de Preço’.
A competição virtual deverá começar ainda em maio, com a etapa estadual, que vai até outubro. Já a semifinal nacional será em São Paulo e a final em Brasília, ambas em novembro. Como prêmio, os vencedores ganharão uma viagem internacional para conhecer um importante centro de empreendedorismo na Itália.

Segundo a gestora do Desafio Sebrae em Pernambuco, Ana Lúcia Nasi, são esperados cerca de dois mil inscritos no Estado, o que representa 25% a mais de participantes em relação à versão 2006. Na edição, a vencedora estadual do jogo foi a equipe Cavaleiros do Templo, formada por estudantes da Faculdade de Ciências Contábeis do Recife, Faccor, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, e da Universidade de Pernambuco, UPE. Os participantes ficaram em quarto lugar na etapa nacional, na qual a equipe ganhadora foi a do Estado do Maranhão. O vencedor do Desafio Sebrae internacional foi uma equipe da Argentina.

Serviço:
O quê: Inscrições para o Desafio Sebrae
Quando: De 13 de março à 27 de abril de 2007 Onde: Site do Desafio Sebrae – www.desafio.sebrae.com.br
Quanto: R$ 30, por equipe

fonte: