out

Projeto de estudantes vence desafio de inovação no Recnplay

Estudantes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife (FICR) conquistaram o 1º lugar na Arena Embarque Digital, do Recnplay 2023, o maior festival de experiências digitais do Nordeste. O projeto premiado é uma solução inovadora para melhorar o sono em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), chamada Fantaso & Hipnos.

O Hipnos é um aplicativo que monitora e fornece insights detalhados sobre o sono das crianças com TEA, permitindo que os pais e cuidadores personalizem o ambiente de sono para atender às necessidades individuais. O Fantaso, por outro lado, é um dispositivo de sono que cria um ambiente acolhedor e propício para o sono, complementando o aplicativo Hipnos. Juntos, eles visam melhorar a qualidade de vida das crianças com TEA, promovendo o bem-estar mental e físico.

O projeto é fruto da pesquisa realizada pelos estudantes Amanda Oliveira, Izadora Andrade, Maria Eduarda, Vitor Câmara e Yasmim Patriota, todos do 2º período B do curso de ADS, sob a orientação do professor Diógenes Carvalho Matias e do coordenador dos cursos de Tecnologia da FICR, Sidney Rodrigues da Cunha, com a colaboração dos docentes Ingrid Bruno Nunes, Mayrton Dias de Queiroz, Fred Lucena e Jonatas da Silva.

O trabalho foi apresentado na 5ª edição do Rec’N’Play, que aconteceu entre os dias 18 e 21 de outubro de 2023, com o tema “Pontes para Conectar as Margens”, abordando a importância de alcançar cada vez mais a periferia com ações e iniciativas com base tecnológica. A ideia é usar a inovação como ferramenta de transformação social, gerando impactos positivos na vida de populações vulneráveis.

Os estudantes da FICR receberam um troféu e um prêmio em dinheiro pela conquista na Arena Embarque Digital, que contou com a participação de outros projetos de diversas instituições de ensino. Parabéns aos nossos estudantes pela premiação e pelo lindo projeto desenvolvido.

Publicado por Aminy