Programa de Iniciação Científica da FICR abre inscrições

A FICR abriu Edital para o Processo Seletivo de Iniciação Científica dos cursos de Direito, Administração, Gestão de RH e Sistemas para Internet, segundo semestre letivo de 2017. De acordo com vice-diretor acadêmico da instituição, Ernandes Rodrigues, a iniciação científica tem o papel de colocar o aluno em contato com a pesquisa. “Como o conceito de ensino superior integra o ensino, a pesquisa e a extensão, é fundamental que a pesquisa faça parte das atividades acadêmicas do aluno”, afirma. Os alunos interessados deverão efetuar a inscrição até o dia 31 de agosto, na coordenação dos cursos, das 8h às 21h.

“O aluno ter contato com a pesquisa é essencial para uma formação completa. Ele precisa entender como funciona uma pesquisa, elaborar um projeto, defender uma ideia ou projeto de pesquisa e também como pensar nos custos envolvidos, seja financeiro, de pessoas ou recursos materiais”, diz Rodrigues. Através da iniciação científica, o estudante da FICR vai aprender a construir um projeto e a partir do mesmo encontrar pontos que precisam ser melhor estudados e aprofundados.

Como pré-requisito, o aluno deve cursar a partir do 4º período dos cursos de Administração e Direito, e 2º período, dos cursos de Gestão de RH e Sistemas para Internet. O processo seletivo é composto de três fases: análise do histórico acadêmico do aluno com média geral acima de 7, realização de prova escrita e apresentação de projeto científico.