Pernambuco Design 2008

Pernambuco Design 2008 abre ao público no dia 3 com mais de 100 trabalhos premiados

O mais importante evento de design de Pernambuco cresceu e aporta na próxima segunda-feira (3), no Shopping Paço Alfândega com muitas novidades. Além da mostra seletiva, que reúne 123 trabalhos nas áreas de tecnologia, moda, gráfica, entre outras, o PE Design 2008 chega com três exposições paralelas apresentando ao público a criatividade pernambucana em suas diversas especialidades.

O Salão ocupará cerca de 900 metros quadrados, num ambiente especialmente projetado por Cátia Avellar e  Séphora Silva. São 123 painéis para apresentação dos trabalhos e espaço para todos os objetos cujos designs foram premiados. O salão ainda abriga seção para obras relacionadas à moda, com exposição de  manequins e utensílios. Outro ambiente é voltado para a Tecnologia da  Informação, onde o visitante poderá fazer um passeio pelos trabalhos virtuais de design.

Dos 629 projetos inscritos para a mostra seletiva, 123 foram
classificados para o Salão, dos quais 21 receberam Destaque em suas
respectivas categorias. Esses receberão o Prêmio Pernambuco Design
2008, entregue na abertura do evento – tanto aos profissionais
envolvidos na criação como ao cliente. A solenidade está marcada para o dia 3 às 19h.

“Estamos consolidando o Pernambuco Design no calendário dos grandes
eventos da região, fortalecendo a importância do trabalho de qualidade
que é feito no Estado”, afirma o presidente da Associação Profissional
dos Designers de Pernambuco (APD-PE), Eduardo Dida Maia.

O PE Design é realizado pela Associação Profissional dos Designers de Pernambuco (APD/PE), Centro Pernambucano de Design, Centro de Design do Recife, Prefeitura do Recife, Fundarpe e Governo do Estado, tem patrocínio da AD Diper e apoio do Shopping Paço Alfândega, Grupo Paés, Gráfica Facform, Mooz, Cappen, Safh, Faculdade Marista do Recife, O Imaginário, Porto Digital e Cesar.

Exposições paralelas: Além da mostra seletiva, o Pernambuco Design 2008 contará  com mostras paralelas, articuladas em parceria com universidades e outras instituições do Estado ligadas ao design. Elas acontecerão a partir do dia 3, em vários pontos do shopping, até o dia 06 de dezembro, data de encerramento do Salão.

Haverá uma área reservada para exposição dos trabalhos do Imaginário Pernambucano, que é um projeto de extensão da UFPE no qual professores, estudantes e profissionais orientam comunidades a enriquecer produtos artesanais por meio do Design, visto como instrumento a serviço da sustentabilidade ambiental, econômica e social. A mostra fica em cartaz até 13 de novembro.

Já a exposição O Porto Desembarca encontra-se em seus últimos dias instalada no hall do Paço. O Iglu, uma cúpula de projeção idealizada pela equipe do Porto Digital que proporciona ao visitante da mostra uma experiência sinérgica, fica exposto até o próximo dia 31. O público poderá conferir, ainda, a mostra Pape entre os dias 10 de novembro e 6 de dezembro.

Parcerias: O PE Design destinará espaço, ainda, para seus parceiros. A Gráfica FacForm ocupará um espaço para mostrar seus principais projetos, que a fizeram a mais premiada gráfica do Brasil.

Pioneiros: A programação do evento também conta com uma mesa-redonda com precursores do design em Pernambuco. No dia 25, às 19h, na área do antigo Dojô, no Paço, os profissionais vão poder debater sobre o assunto com reconhecidos nomes da área.