Lucian Bejan fala sobre a FMR

Graduado em Física pela Universidade Bucareste na Romênia e Doutor (também em Física) pela UFPE, o professor Lucian Bejan foi convidado para ser o novo Diretor Acadêmico da Faculdade Marista Recife. Após 10 anos no Brasil, casado com brasileira e apreciador da culinária junina, samba e feijoada, Lucian falou sobre os novos ventos que sopram a favor da FMR.

P: Fale um pouco da sua vida profissional.

Lucian: Vim para o Brasil em 96 para fazer doutorado na área de Física Estatística na UFPE. Entre 97 e 99 dei aulas como professor substituto na universidade.

Em 2000, terminei meu doutorado. De lá para cá, dei aulas de Física numa faculdade particularr. Também fui coordenador geral e mais a frente fui promovido para o cargo de diretor acadêmico adjunto, onde permaneci até junho desse ano.

Foi quando recebi a proposta para o cargo de diretor acadêmico da FMR. Passei praticamente toda a minha vida profissional aqui no Brasil.

P: Quando veio para o Brasil você já pensava em ficar por aqui?

Lucian: Quando você pensa em fazer um doutorado fora você não tem idéia do que vem pela frente. Você pensa em estudar, terminar o doutorado, mas muita coisa pode acontecer. Eu, por exemplo, comecei com 24 anos e terminei com 28.

Durante esse período eu me casei com uma brasileira e consegui um emprego. Foi quando pensei seriamente em ficar e aí as coisas foram acontecendo naturalmente. Pensei em fazer um pós-doc na Europa, mas não sei por que eu não tive tanto empenho em sair daqui do Brasil.

P: Você já se sente um brasileiro então?

Lucian: Sim, eu me sinto bastante brasileiro. Sou um apreciador do samba. Adoro as comidas juninas e um bom churrasco, sem esquecer de uma típica feijoada.

P: Em relação à faculdade, como estão os preparativos para a mudança para Apipucos?

Lucian: Estamos numa fase de planejamento, principalmente na parte da reforma, para adequar o projeto a algumas necessidades nossas no que diz respeito à infra-estrutura. A reforma está bem adiantada, acredito que em dezembro já deve está tudo pronto.

P: A mudança será apenas para os novatos ou também para os alunos antigos?

Lucian: Todos os alunos irão para lá. O espaço aqui não é suficiente para o colégio e a faculdade. Estamos estudando também a possibilidade de ter em Apipucos a criação de novos cursos e também em novos horários.

P: O que podemos esperar da visita do MEC para o reconhecimento dos cursos esse ano?

Lucian: Nós estamos nos preparando para receber nesse semestre a vinda de duas comissões para o reconhecimento dos nossos cursos tecnológicos, tanto para o de Recursos Humanos quanto para o de Web Design.

Nossa estrutura não deixa nada a desejar. Nossos laboratórios, a biblioteca, os professores capacitados e comprometidos e principalmente os alunos satisfeitos com todo o processo educacional.

P: Quais são os planos da Faculdade para pós-graduação?

Lucian: O primeiro curso de pós-graduação tem um projeto pronto e ele deve começar no próximo ano, para a área de Recursos Humanos. É importante destacar que ele foi desenvolvido e conta com uma parceria com a ABRH – Associação Brasileira de Recursos Humanos.

Junto com esse curso de pós-graduação pretendemos implantar mais uns 2, ou 3, talvez um em cada área dos cursos oferecidos, vai depender muito do perfil dos alunos daqui da Faculdade, do que eles esperam, de seus interesses. Tudo está sendo estudado com muita cautela.