Estudantes e docentes tem trabalho aprovado em evento de TI

Um trabalho desenvolvido por estudantes e docentes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife (FICR) foi aprovado para apresentação no Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação (SBTI). O trabalho, intitulado “Adoção do Scratch para auxiliar no Ensino dos fundamentos de Linguagem de Marcação”, propõe uma abordagem para facilitar o aprendizado de conceitos relacionados à construção de sistemas web ou móveis, usando o Scratch, uma ferramenta que permite criar simuladores e jogos.

O trabalho é fruto da pesquisa realizada pelos estudantes Kerven Kildhery Silva e Everthon Manoel da Silva Inácio, sob a orientação do professor Mayrton Dias de Queiroz, com a colaboração da professora Ingrid Bruno Nunes e do coordenador dos cursos de Tecnologia da FICR, Sidney Rodrigues da Cunha. Segundo o professor Mayrton, o objetivo do trabalho é “identificar uma abordagem para apoiar no aprendizado dos conceitos de linguagem de marcação”. Ele explica que o jogo desenvolvido no trabalho “desafia o aluno a selecionar termos em HTML com o intuito de completar uma página web”. O jogo foi aplicado com alunos de tecnologias e os resultados se mostraram promissores, segundo o professor.

O trabalho será apresentado na 12ª Edição do SBTI, que ocorrerá nos dias 16 e 17 de outubro, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento, que ocorre anualmente, reúne profissionais das áreas de Administração, Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Gestão da Informação e áreas correlatas, professores de instituições de ensino superior, empresariado local e público em geral para discutir os avanços e desafios do setor. Os artigos aprovados e apresentados durante o evento são indicados a submissão em periódicos qualificados que estão associados ao evento. A publicação dos alunos do curso de ADS no Simpósio é só o primeiro passo para um futuro de outras divulgações científicas desse curso ofertado pela FICR.

Publicado por Aminy