ago

Estudantes de Enfermagem publicam o primeiro artigo do curso

A Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife (FICR) teve o primeiro artigo científico do curso de Enfermagem divulgado. O texto, que teve como tema “O Alcoolismo na População Indígena no Brasil”, foi publicado na 22ª edição da Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEX) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

O trabalho foi produzido pelos estudantes do terceiro período Vinícius Lira, Estephane Souza, Glaucilene da Silva, Kely Lopes e Michelly Silva, sob a orientação da professora Isabele Alcoforado. “Como orientadora, o sentimento é de orgulho por poder mostrar aos alunos a importância da extensão e da produção científica. Isso é muito importante para a formação deles para o agora e o futuro”, disse.

A publicação foi contruída a partir de uma revisão de literatura e foi fruto do projeto Integrador, um modelo de trabalho construído pela FICR que estimula a interdisciplinaridade. Segundo a orientadora, foram usados dados da população de etnias de todo o Brasil, como o povo Potiguara, da Paraíba, o Caiapó, do Pará, e o Pankararu, de Pernambuco. Além disso, o artigo contou com dados sobre alcoolismo no país.

De acordo com os autores, os povos indígenas produzem bebidas fermentadas que são utilizadas em vários rituais. Porém, “o contato com as bebidas destiladas, que foram trazidas pelos brancos, desencadeou ao vício para outras drogas ilícitas, como maconha, crack e cocaína, trazendo problemas de depressão e até mesmo levou ao suicídio”, comentou a professora Isabele sobre os resultados do artigo.

O JEPEX é um dos maiores eventos de divulgação e interação científica regional. Após três anos de interrupção por conta da pandemia da Covid-19, o evento voltou a ser realização de forma figital (físico, digital e social) e descentralizado. A publicação dos alunos do curso de Enfermagem na Jornada é só o primeiro passo para um futuro de outras divulgações científicadas desse curso ofertado pela FICR.

Publicado por Aminy