2022
nov
07
Notícias

Egresso FICR lança livro sobre Ressocialização Penal

O egresso FICR Rafael Marques está prestes a lançar seu primeiro livro. A obra Ressocialização Penal: à luz da dignidade humana, fruto de seu Trabalho de Conclusão de Curso em Direito, finalizado em 2021, será lançada no dia 8/12, no IV Congresso Pernambucano de Bioética e Biodireito, no Marante Plaza Hotel, no Recife.

A pesquisa qualitativa contou com a orientação do professor da FICR Pedro Spindola, doutorando e Mestre em Direito. Lançado pela Editora Plena Voz, a produção literária discute o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana no Ordenamento Jurídico Brasileiro e sua relação com o cárcere no Brasil.

Segundo o autor e bacharel em Direito Rafael Marques o filósofo Michael Foucault é um dos pensadores que norteiam a pesquisa, entretanto o livro foi inspirado em Cesare Beccaria, autor de Dos Delitos e das Penas. “O livro traz ainda duas vertentes. Uma delas é o Garantismo Penal com Ferrajoli e a Criminologia Crítica de Alessandro Baratta, fazendo oposição e refutando a ideia sobre o “Direito Penal do Inimigo” do alemão Gunther Jakobs”, explica o autor. O livro Ressocialização Penal: à luz da dignidade humana é uma produção de 78 páginas de discussão sobre o tema.

Rafael Marques – É Bacharel em Direito pela FICR, Pós-Graduando em Bioética e Biodireito pela Faculdade dos Palmares. É membro do Instituto Pernambucano de Bioética e Biodireito (IPBB) e membro da Comissão Própria de Avaliação da FICR (Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife).

Clique aqui para download gratuito do livro em PDF.

Publicado por Aminy

Notícias Recentes

11 março 2024
FICR REALIZA EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DAS MULHERES.
26 fevereiro 2024
Campanha Páscoa solidária
22 fevereiro 2024
FICR, realiza programação de três dias para o início do semestre