jul

Curso de Férias de Medicina Legal realiza atividades práticas com os alunos

O curso de Férias de Medicina Legal, que está sendo realizado pela FICR até o próximo dia 28 de julho, trouxe na noite de ontem (24 de julho), uma aula com três representantes da Comissão de Perícias Forenses da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Pernambuco (OAB-PE). “Os convidados compartilharam vivências práticas da perícia forense que contribuíram bastante para a disciplina de medicina legal”, informou o instrutor do curso, professor Diogo Ramos, que também é o presidente da referida comissão.

Como destaque da aula, o médico legista Reginaldo Inojosa falou sobre acidentes de massa, que tem uma importância muito grande para os operadores do direito, profissionais da área da saúde e a população de maneira geral. “As pessoas não têm noção de como se comportar diante da cena de um crime, por exemplo. Não sabem o risco que é tentar mexer no local de um homicídio”, afirmou.

Fotos: Comunicação e Marketing / FICR

Ele abordou um conteúdo teórico, conduta de comportamento, classificação dos acidentes de massa e apresentou casos de grande repercussão em Pernambuco. A aula também contou com a participação do vice-presidente da Comissão de Perícias Forenses da OAB-PE, Paulo Rodrigo Lopes, que trabalha na área da perícia ligada ao direito do trabalho, e a professora Katiene Gouveia, com atuação no direito cibernético.

Visita – Na manhã do dia 19 de julho, os alunos do curso visitaram o Centro de Antropologia Forense, da Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP/UPE). O local concentra um volume de ossadas humanas que serve para o estudo e pesquisa em matéria de ciência forense. Além de conhecerem o centro, os estudantes visualizaram as ossadas e conheceram os aspectos que os peritos buscam nesse material humano.

“Eles tiveram também uma aula expositiva com a coordenadora do centro, Eveline Soriano, e o vice-coordenador do Programa de Perícias Forenses da UPE, Marcos Carvalho, voltada para a área de perícia e antropologia forense. Todos esses assuntos têm conexão com a nossa disciplina de medicina legal”, pontuou Ramos.

Para o aluno Marco Aurélio (8º período manhã), as aulas práticas têm engrandecido não só o curso de férias, mas também o conhecimento dos alunos. “Tivemos a oportunidade de conhecer profissionais que atuam efetivamente na área, trazendo um contato direto com o que realmente é aplicado pelo operador de direito”, destacou ele, acrescentando que o curso está superando as expectativas por conta da experiência do professor e dos casos práticos apresentados.