Comunicado Importante – Segurança de Rede, Vírus e Acesso aos laboratórios

Estamos com a expectativa de que a partir da próxima segunda-feira, 19/05, o acesso aos computadores da Faculdade Marista seja feito exclusivamente através de login e senha personalizados. Saiba como fazer o acesso através da circular distribuída internamente pela TI. Após o primeiro login, mude sua senha, personalizando-a.

Obs:

1. Quem não estiver devidamente matriculado e com seu número de matrícula em mãos não conseguirá acessar o computador pois o usuário “aluno” será removido de todos os computadores. Para saber o seu número de matrícula procure a SECRETARIA.
  2. Estarão inacessíveis sites como Youtube, Orkut e MSN, assim comos softwares P2P e outros conteúdos considerados inapropriados.
  3. As tentativas de fraude nas regras de segurança implementadas serão rastreadas e o usuário devidamente identificado para as providências cabíveis.

Contamos com a colaboração de todos para termos uma rede mais rápida, mais segura e democrática, em que todos possam se beneficiar da sua performance.

Sobre o Vírus Recycler

Ainda não dispomos de uma vacina eficaz para ele e precisamos removê-los manualmente de nossos computadores e dispositivos de memória. A Equipe de TI montou uma estratégia para eliminar o vírus que passa pela colaboração de todos no sentido de:

1. Limpar os pen-drivers e o computador de casa/trabalho.(Siga os procedimentos abaixo).
  2. Não introduza pen-drivers nos computadores da Faculdade por 15 dias, a contar de hoje.

Procedimentos e Etapas para a remoção do Vírus ise32 (RECYCLER)

1 – Entrar no modo de segurança do Windows XP.

• Para acessar o Modo de Segurança do Windows XP pressione a tecla F8 logo após ligar o computador. Irá aparecer um menu e nele existirá até 12 opções. Escolher a 1ª opção “Modo seguro”.
  • Teclar ENTER
  • Fazer o login no computador como usuário administrador e digita a senha se houver
  • Clicar o botão Iniciar / Painel de Controle / Opções de Pastas
  • Escolher a aba “Modo de Exibição”.

Vá até Configurações Avançadas. Na opção “Pastas e Arquivos Ocultos”, selecionar a opção “Mostrar pastas e arquivos ocultos” e desmarque a opção “Ocultar arquivos protegidos do Sistema Operacional”. Quando desmarcar aparecerá uma janela e marque a opção “Sim”

• clicar no botão Aplicar e em seguida no botão OK

2 – Vá em “meu computador” – disco local C: e em outros drivers também: por exemplo: pen-drivers, HDs particionados, etc.

• Vá até a pasta RECYCLER. Clique com o botão direito do mouse em cima da pasta e vá até a opção PROPRIEDADES.
  • Ao aparecer à janela, desmarque a opção “Somente Leitura” e depois mandar Aplicar, irá aparecer outra janela e você deve clicar em Ok e depois Ok novamente.
  • Agora você irá excluir a pasta RECYCLER.
  • Selecione a pasta com apenas UM click depois pressione Shift+Delete e depois clique SIM. Na próxima janela que surgir, clicar no botão Sim para todos. Dessa forma o arquivo será excluído sem ir para a lixeira.

3 – Ir até o botão Iniciar no item Executar

• Digitar a palavra (regedit) e tecle “ENTER”
  • Irá aparecer uma janela chamada “Editor de Registro”.
  • Clique no Menu “Editar” e depois na opção ” Localizar”
  • Aparecerá uma janela onde você irá digitar o nome do vírus todo em letras maiúsculas RECYCLER e clique na opção Localizar Próxima
  • Aparecerá a janela localizando o vírus executável. Quando localizar o arquivo do vírus, apenas clique em “Delete” e depois na opção “SIM”.
  • Repita este procedimento do Editar depois ir no item  Localizar e “escreva o nome do vírus” até ele não encontrar mais nada.

Depois reinicie o computador. Esta etapa é a última desse procedimento.

Obs.: Os procedimentos acima só funcionam na versão do Windows XP.