maio

Alunos de Direito simulam caso de mediação de conflito

A aula da disciplina de Mediação e Arbitragem do curso de Direito da Faculdade Imaculada Conceição do Recife (FICR) realizada na manhã de ontem (23 de maio), no Auditório Champagnat, contou com a participação da instrutora dos Cursos de Formação de Mediadores e Conciliadores do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Esmeralda Bione. Os alunos do 9º período (manhã e noite) tiveram a oportunidade de ver na prática como funciona um caso de mediação.

A instrutora trouxe alguns formulários com a declaração de abertura da mediação para os alunos verem o passo a passo de como funciona na prática. Em seguida, eles simularam um caso de mediação, onde de um lado havia uma moça que tinha comprado uma cama com defeito de montagem e do outro lado a empresa. Alguns alunos representaram a parte reclamante e outros a parte reclamada acompanhada dos advogados, e mais o mediador e o co-mediador. Outro aluno fez o papel do estudante de direito que estaria acompanhando a mediação.

“A presença da Esmeralda proporcionou uma experiência muito rica, pois colocou os alunos no papel de agentes da mediação. Como em breve eles estarão no mercado de trabalho e vivenciarão essas situações, o fato de já terem visto na faculdade com as partes funcionam será muito válido”, destacou a professora Ivna Cavalcanti.