IGC confirma Marista em 1º lugar entre as particulares

Foi com muita satisfação que a comunidade da Faculdade Marista recebeu a notícia da publicação do novo índice geral de cursos do MEC. Assim como no ano passado, estamos em primeiro lugar entre as instituições de ensino particular em Pernambuco, e no segundo lugar geral, atrás apenas da UFPE.  Menos de 5% das instituições de ensino avaliadas no Brasil alcançaram esse padrão de qualidade.

O resultado vem novamente coroar o esforço e a dedicação dos Irmãos Maristas, leigos, alunos, funcionários, parceiros e professores da faculdade. Gostaríamos nesse momento de agradecer esse esforço e à confiança depositada em nossa instituição. Para nós, é louvável que, em tempos de valorização de imagem e mídia, uma instituição que optou claramente pelo investimento em qualidade seja valorizada nessa grande auditoria nacional do ensino superior que é o IGC.

Mas não é só IGC isoladamente que aponta o sucesso da Faculdade Marista. Ele é apenas mais um indicador externo de nossa qualidade. O último resultado do exame da OAB, por exemplo, coincidentemente divulgado no mesmo dia da publicação do IGC, nos coloca novamente em primeiro lugar entre as instituições particulares, atrás apenas da UFPE; o conceito 5 (máximo) no ENADE de Administração, única instituição particular do Norte/Nordeste a obter tal resultado; as estrelas recebidas pelo curso de Publicidade no Guia do Estudante da Editora Abril; e os triplos CMBs dos reconhecimentos de nossos cursos, juntos, comprovam o caminho que estamos trilhando. Não é a nossa propaganda que diz que temos um bom ensino, mas as auditorias externas promovidas por entidades de credibilidade nacional.

Muitos têm nos perguntado as razões desse sucesso. A primeira delas, é possível dizer, está nos princípios fundamentais da educação Marista: para nós, educação é antes de tudo uma vocação e uma missão – o que implica em um foco nas pessoas, não nas coisas.

A segunda é o tempo: a primeira escola Marista foi fundada na França, em 1817. Hoje, estamos presentes em 77 países. Só no Brasil, temos mais de cem anos. No ensino superior, são três universidades e duas faculdades no Brasil formando uma rede de 22 Universidades/Faculdades Maristas no mundo.

A terceira é o investimento em estrutura: hoje, é impossível fazer educação superior de qualidade com “maquiagem estrutural”. É preciso buscar sempre o melhor.

A quarta razão é a nossa disposição para buscar parceiros. Não podemos dar conta de todas as necessidades institucionais sozinhos. Assim, a construção de parcerias onde todos possam se beneficiar é outra razão fundamental para os nossos resultados. A Faculdade Marista tem vários parceiros institucionais em diversas esferas de atuação. Somos muito gratos a todos.

Por fim, temos o foco em qualidade e não em quantidade. Um trabalho de qualidade voltado para a formação de pessoas que possam contribuir significativamente para o desenvolvimento de nossa sociedade no geral e de Pernambuco em particular. Pesssoas que possam atuar com uma visão cristã, ética e solidária em nosso mundo cada vez mais complexo e desafiador.

João Marcelo Sombra
Diretor Geral