Faculdade Marista recebe a I Mostra Pernambucana de Design da Interação

O UXrecife promoverá no próximo dia 26 de junho de 2008 a I Mostra de Design de Interação, a ser realizada na Faculdade Marista. Neste evento, haverá a apresentação dos resultados de trabalhos que envolveram aproximadamente quatro meses de pesquisa com alunos de pós-graduação do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco.

Os trabalhos incluem abordagens qualitativas que visam atender às necessidades dos usuários e um melhor entendimento sobre o domínio da aplicação, coleta de dados, adoção de estratégias de criatividade, apresentação e validação de protótipos que melhor aproximam a criatividade e o usuário.

Com idéias simples e inovadoras, que agregam valor aos novos produtos, foram propostos dois projetos: um jogo para a melhor idade, e uma solução que melhora o feedback do aprendizado com a utilização de simuladores (jogos de empresas). Os temas trabalhados representam um marco para a sociedade, pois tratam de propostas pouco abordadas na indústria de TI e com alta relevância para os usuários corporativos, bem como usuários da melhor idade.

O evento contará ainda com a palestra de título Estratégia, Inovação e Experiência de Usuário, a ser ministrada pelo Prof. Alex Sandro Gomes, docente do Centro de Informática, Universidade Federal de Pernambuco, que nos presenteará com as estratégias mercadológicas que interferem na inovação e experiência do usuário, bem como do valor agregado aos projetos que envolvem e incorporam usabilidade na cultura organizacional das empresas.

Sobre o Palestrante:

Alex Sandro Gomes é Engenheiro Eletrônico (UFPE, 1992), Mestre em Psicologia Cognitiva (UFPE, 1995), concluiu o doutorado em Ciências da Educação pela Université de Paris V (René Descartes) em 1999. Atualmente é Professor Adjunto 2 no Centro de Informática, Universidade Federal de Pernambuco e membro da Academia Pernambucana de Ciências. Atua na área de Interação Homem Computador, com ênfase na concepção de ambientes colaborativos de aprendizagem.

Currículo Lattes/CNPq:http://lattes.cnpq.br/7188784344595649

Vídeos da palesta: