jun

Cesar firma parceria com a Faculdade Marista

Transferência de know-how para aplicações mobile, segurança de TI e conceitos de armazenamento em cloud computing são as propostas de trabalho do Centro de Estudos Avançados do Recife(Cesar), que firmou parceria com a Faculdade Marista, na última quinta-feira. A iniciativa foi efetuada durante o #MobiTrends – no auditório da instituição de ensino –  e que discutiu as inovações e tendências no campo de aplicações para dispositivos portáteis e integração.

De acordo com o analista educacional do Cesar, Alessandro Lima, as atividades devem começar em agosto e se voltarão não só para a graduação, mas também para os cursos de extensão e cursos livres oferecidos pela faculdade. “A intenção é proporcionar aos alunos uma visão do mercado mais aprofundada da que é vivenciada em sala de aula, tendo em vista a nossa expertise já consolidada em cases de sucesso no ramo de apps como a Samsung”, comenta.

Segundo Alessandro, é crescente a demanda por profissionais que saibam como manipular as ferramentas de desenvolvimento para aplicações mobile e a expectativa é de que essa necessidade só aumente nos próximos cinco anos, diante do boom na venda de smartphones. Vale salientar que este mercado cresceu 112% no volume de vendas em 2011, em comparação ao ano anterior. Ele pontua ainda que eventos como o #MobiTrends, com palestras sobre design de interação para dispositivos e desenvolvimento para Windows Phone 7.5 – realizada por ele e outros engenheiros de sistemas do Cesar – só contribuem para que os futuros desenvolvedores se ambientem com os novos ecossistemas e foquem-se nas necessidades dos usuários.

Lima comenta ainda sobre a importância da palestra sobre o kit de soluções livre Titanium, que se assemelha à suíte Adobe AIR e que permite o desenvolvimento de apps para mais de uma plataforma simultânea, (Windows, Mac e Linux), possibilitando o trabalho com mais de uma linguagem de programação, entre elas, CSS3 e HTML5.

Além disso, ele reforça que o acompanhamento do Cesar poderá contemplar também o Centro de Recondicionamento de Computadores do Recife (CRC), abrigado pela faculdade, e que atua em várias capitais do Nordeste, assistindo a organizações que não dispõem de recursos para aquisição de PCs e na capacitação de estudantes.

Weslley Leal – Diário de Pernambuco – Recife, quarta-feira, 6 de junho de 2012

15 maio 2024