Cerimônia marca lançamento de convênio entre FICR e UCB

Na noite da última terça-feira (16) a Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife (FICR) promoveu a cerimônia de lançamento do Programa de Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa e dos cursos semipresenciais na área de saúde, em parceria com a Universidade Católica de Brasília (UCB), e que passarão a ser ofertados em Recife. O evento ocorreu no Auditório da FICR e contou com a presença do Reitor da UCB, Ricardo Calegari, da Pró-Reitora Acadêmica Adriana Pelizzari e do Coordenador do Programa de Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa Robson Dias.

O Coordenador de Pastoralidade da FICR José Cordeiro abriu a cerimônia ressaltando a importância da educação para a vida das pessoas e também conduziu a oração do Pai Nosso. Em seguida, o Diretor Geral da instituição, Victor Hugo D’ Albuquerque agradeceu a presença de todos que estavam prestigiando o evento e destacou a importância do projeto de cooperação entre a FICR e UCB.

“Essa é uma valorosa oportunidade para que as duas instituições possam desenvolver em comunhão seus principais propósitos que são atuar de forma solidária e efetiva para o desenvolvimento integral da pessoa humana e da sociedade por meio do saber, da educação de qualidade, comprometidas com os valores éticos e cristãos, e na perspectiva do desenvolvimento sustentável.  Por meio desta parceria trazemos para Pernambuco mais uma oportunidade destinada àqueles que desejam ampliar seus conhecimentos para além da graduação, na modalidade Stricto sensu, com um Programa de Mestrado altamente moderno em nossa região e que dialoga com as constantes inovações comunicacionais e tecnológicas presentes na atualidade”, explicou.

Victor Hugo ainda citou as diversas áreas que o Programa de Mestrado abrange como Tecnologia, Gestão, Comunicação, Direito, Economia, dentre outras, e os cursos na modalidade de ensino semipresencial que passarão a compor o quadro da instituição como Fisioterapia, Biomedicina, Nutrição, Farmácia e Educação Física.

Já o Reitor da UCB, Ricardo Calegari, mencionou a sua satisfação em conhecer Recife, agradeceu aos educadores da FICR por todo acolhimento e afirmou que ambas as unidades de missão estão com o mesmo propósito e mesmo olhar para a educação, buscando cumprir um dos preceitos que a UBEC preconiza que é o desenvolvimento integral da pessoa humana. “Esse preceito está no nosso DNA e a FICR vem exercendo isso com bastante empenho para que a realidade de poder servir a sociedade seja algo cada vez mais presente na cidade.”, discorreu.

Calegari parabenizou a instituição pelo excelente trabalho de desenvolvimento que ela vem fazendo visando ainda projetos futuros e que a UCB prestará todo apoio possível. “Vemos aqui gestores e colaboradores que conseguem ter visão clara e objetiva do futuro e que buscam a sua realização.  A instituição tem todo meu apoio, apoio da UCB e do grupo UBEC para que todos esses objetivos possam ser cumpridos. Contem conosco”.

Os benefícios e diferenciais da graduação semipresencial foram pontos abordados pela Pró-Reitora Acadêmica da UCB Adriana Pelizzari. Ela ainda apontou que os cursos 100% presenciais, principalmente, os de saúde possuem um maior custo financeiro e isso pode gerar dificuldades para o estudante manter a sua graduação, dessa forma, o semipresencial é uma opção vantajosa pois possui foco nas aulas práticas, porém, com custos mais baixos. “Esses cursos que passarão a ser ofertados também na FICR já são cursos estruturados e que estão rodando na Católica de Brasília. As duas são instituições sérias, que irão ofertar cursos de qualidade, melhor material e melhores professores. Estamos colhendo bons frutos lá em Brasília e para nós isso é muito significativo”, elucidou.

Encerrando os pronunciamentos, o Coordenador do Programa de Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa Robson Dias frisou que esse programa de Pós-Graduação irá ajudar a desenvolver pessoas uma vez que oferece uma intersecção em educação, tecnologia e comunicação. “A nossa proposta é de uma parceria, um elemento de política pública reconhecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e que vamos aplicar no convênio entre a UCB e a FICR, levando em consideração o contexto próximo da região. O Programa gera mestres e pesquisadores formados com padrão internacional e muitos até conseguem fazer doutorado fora do país” finalizou.

Por fim, houve a assinatura do termo de convênio e coquetel para os convidados.

Publicado por Maria Vieira