2022
ago
16
Geral

Aula Magna do Embarque Digital contou com a presença da FICR

A Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife (FICR) participou na tarde desta terça-feira (16) da Aula Magna para a terceira turma do programa Embarque Digital, parceria entre a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, com o Porto Digital que tem como objetivo promover a formação técnica em nível superior para os cursos presenciais de graduação tecnólogo – com duração de dois anos e seis meses – da área de Tecnologia da Informação em Instituições de Ensino Superior da Cidade. O evento foi realizado no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem.

A solenidade contou com a presença do prefeito da cidade do Recife, João Campos, da secretária Executiva de Projetos e Inovação da Secretaria de Educação Ligia Stocche Barbosa, do presidente do Porto Digital Pierre Lucena, dos representantes das instituições de ensino superior parceiras dentre elas o diretor geral da FICR, Victor Hugo D’ Albuquerque Lima e do coordenador dos Cursos de Tecnologia, Sidney Cunha, além dos estudantes que irão ingressar no programa. Os discentes do segundo e terceiro período do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FICR também prestigiaram a aula inaugural.

O presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, explicou o que é o Porto Digital, os objetivos bem como a sua atuação na cidade do Recife, ressaltou a importância da inclusão dos estudantes das escolas públicas que não possuem condições de arcar financeiramente com os custos desses cursos, esclarecendo que um dos objetivos finais do programa é a empregabilidade, o ingresso desses alunos no mercado de trabalho de tecnologia que é um mercado promissor.

Dando sequência a cerimônia, o prefeito do Recife, João Campos, desejou boas-vindas aos alunos e reforçou que a cidade é referência na formação de profissionais na área de tecnologia. Mencionou ainda a relevância que o Embarque Digital terá para a cidade e para a vida de diversos estudantes, e espera que o programa fique consolidado como política pública.

“Essa é uma oportunidade que nem todos puderam ter, então abracem essa oportunidade e vamos fazer bem-feito, sabemos que em algum momento a caminhada será difícil então eu não falo em meu nome, falo em nome da nossa cidade, o Recife aposta e precisa de vocês estudando, de vocês tendo uma oportunidade de formação. Essa é a terceira turma e daqui há uns anos vamos olhar para trás e conversar com pessoas que fizeram parte dessa história”, afirmou.

Para o coordenador dos Cursos de Tecnologia da FICR, Sidney Cunha, esse momento marca o início da mudança na vida de diversos jovens. “O principal foco do Embarque Digital é a inclusão social, e por meio desse programa a Prefeitura do Recife está transformando a cidade através da inclusão pela educação, e essa proposta está alinhada com os preceitos da FICR que é transformar vidas pela educação, pelo ensino superior”, comentou.

Publicado por Maria Vieira

Notícias Recentes

12 agosto 2022
Time da FICR se reúne para comemorar os 50 anos da UBEC
12 agosto 2022
FICR doa cerca de 200 kg de alimentos para a Paróquia da Torre
11 agosto 2022
FICR divulga retificação do Edital referente às Bolsas Sociais