ago

Aula Magna do Embarque Digital contou com a presença da FICR

A Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife (FICR) participou na tarde desta terça-feira (16) da Aula Magna para a terceira turma do programa Embarque Digital, parceria entre a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, com o Porto Digital que tem como objetivo promover a formação técnica em nível superior para os cursos presenciais de graduação tecnólogo – com duração de dois anos e seis meses – da área de Tecnologia da Informação em Instituições de Ensino Superior da Cidade. O evento foi realizado no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem.

A solenidade contou com a presença do prefeito da cidade do Recife, João Campos, da secretária Executiva de Projetos e Inovação da Secretaria de Educação Ligia Stocche Barbosa, do presidente do Porto Digital Pierre Lucena, dos representantes das instituições de ensino superior parceiras dentre elas o diretor geral da FICR, Victor Hugo D’ Albuquerque Lima e do coordenador dos Cursos de Tecnologia, Sidney Cunha, além dos estudantes que irão ingressar no programa. Os discentes do segundo e terceiro período do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FICR também prestigiaram a aula inaugural.

O presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, explicou o que é o Porto Digital, os objetivos bem como a sua atuação na cidade do Recife, ressaltou a importância da inclusão dos estudantes das escolas públicas que não possuem condições de arcar financeiramente com os custos desses cursos, esclarecendo que um dos objetivos finais do programa é a empregabilidade, o ingresso desses alunos no mercado de trabalho de tecnologia que é um mercado promissor.

Dando sequência a cerimônia, o prefeito do Recife, João Campos, desejou boas-vindas aos alunos e reforçou que a cidade é referência na formação de profissionais na área de tecnologia. Mencionou ainda a relevância que o Embarque Digital terá para a cidade e para a vida de diversos estudantes, e espera que o programa fique consolidado como política pública.

“Essa é uma oportunidade que nem todos puderam ter, então abracem essa oportunidade e vamos fazer bem-feito, sabemos que em algum momento a caminhada será difícil então eu não falo em meu nome, falo em nome da nossa cidade, o Recife aposta e precisa de vocês estudando, de vocês tendo uma oportunidade de formação. Essa é a terceira turma e daqui há uns anos vamos olhar para trás e conversar com pessoas que fizeram parte dessa história”, afirmou.

Para o coordenador dos Cursos de Tecnologia da FICR, Sidney Cunha, esse momento marca o início da mudança na vida de diversos jovens. “O principal foco do Embarque Digital é a inclusão social, e por meio desse programa a Prefeitura do Recife está transformando a cidade através da inclusão pela educação, e essa proposta está alinhada com os preceitos da FICR que é transformar vidas pela educação, pelo ensino superior”, comentou.

Publicado por Maria Vieira

12 agosto 2022