dez

ESTUDANTES CONQUISTAM O 3° LUGAR NO DEMODAY DO PORTO DIGITAL

Estudantes do primeiro período do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife (FICR) conquistaram a 3ª colocação no Demoday do Kick Off 2023.2 do programa de Residência Tecnológica do Porto Digital. Inicialmente, 42 squads de 5 IES estavam concorrendo à premiação, mas apenas 10 avançaram para a etapa final que ocorreu na última segunda-feira (04/12/23) no Cinema do Porto. Na ocasião, estiveram presentes o Coordenador Geral Acadêmico da FICR Frederico Barros, os docentes do curso de ADS Jonatas Silva e Diógenes Matias e a Supervisora de Marketing Izabella Lucena.

O evento teve como como tema – Inovação Urbana: Rumo a cidades mais sustentáveis e o projeto ECOBITS, proposto pelos alunos Matheus Guerra Lobo de Miranda Costa, Matheus Lucas França dos Santos, Matheus Lima de Almeida Alves, Rodrigo Costa Teixeira, Pedro Henrique de Araújo Santos e Thayana Monteiro Lira de Lucena, buscou reduzir o impacto ambiental no descarte de resíduos eletrônicos, contribuindo, desta forma, para uma cidade mais sustentável.

O lixo eletrônico é um dos principais problemas ambientais do século XXI, por ser composto por materiais tóxicos que podem contaminar o meio ambiente. O app ECOBITS é uma ferramenta que facilita o descarte correto do lixo eletrônico, construindo uma ponte entre o cidadão que deseja descartar de forma correta o resíduo eletrônico e as empresas de reciclagem. A plataforma indica os ecopontos mais próximos da localização do usuário, facilitando a entrega do resíduo. Além disso, o app atribui uma recompensa em forma de Bits em função da natureza e do volume de resíduos destinados à reciclagem.

A facilidade de uso do app é um fator que contribui para o incentivo ao descarte correto do lixo eletrônico. O fato de os Bits serem uma moeda virtual que pode ser usada para adquirir produtos e serviços de empresas parceiras do projeto torna o benefício ainda mais atraente para o usuário.

A premiação nesta edição do Demoday do Kick Off do Porto Digital apenas ratifica a excelência acadêmica e o protagonismo dos estudantes do curso de ADS da FICR, que recentemente conquistaram também a primeira colocação na Arena Embarque Digital realizada na última edição do REC’n’Play.

Publicado por Marybel Oliveira