ENADE

ENADE 2022

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e avalia o rendimento do aluno em relação aos conteúdos, habilidades e competências adquiridas durante a formação. Também é usado como indicador de qualidade da instituição que o estudante escolheu para fazer a graduação.

Confira aqui a portaria do ENADE 2022

O Enade avalia e acompanha o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação.

A legislação que envolve as diretrizes e definições gerais acerca do Enade se baseia nas seguintes normas jurídicas:

  • Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes);
  • Portaria nº 41, de 20 de janeiro de 2022.

Fique com os estudos em dia para o Exame! Organize-se!

Confira abaixo algumas dicas que podem te ajudar:

  • Faça um planejamento de estudos que seja realista com o tempo que você tem disponível e adequado às matérias que precisam de reforço:
    • Mapa mental – Experimente montar um mapa mental: um diagrama composto por palavras, ícones e flechas. A principal vantagem de elaborar esses esquemas é a possibilidade de criar uma ordem lógica entre as informações, com destaque para interconexões e relações de hierarquia, permitindo que o conteúdo seja visualizado de forma prática, como você achar melhor.
    • Fichamento ou resumo – É fundamental reorganizar as informações de um livro com as suas próprias palavras. Uma forma de fazer isso é elaborar fichamentos, isto é, sínteses esquemáticas de cada texto. A ideia é elaborar um índice das suas leituras de acordo com a sistematização já elaborada no mapa mental, descrito no item anterior. Outra possibilidade é redigir um resumo, isto é, reescrever com as suas próprias palavras o conteúdo estudado.
    • Construção e reconstrução de tabelas – Representar informações no formato de quadros é uma boa opção para fixar conteúdos que têm uma determinada sistemática bastante específica por trás. Esse procedimento é uma excelente forma de gravar os conteúdos sem perder de vista as interconexões entre eles.
    • Gravações de áudio – Nem todo mundo tem facilidade para se lembrar do que viu: muita gente fixa melhor aquilo que escutou. Se esse é o seu caso, tente estudar com a ajuda de um celular ou qualquer outro dispositivo que funcione como gravador.
  • Leia com atenção o enunciado e todas as alternativas da questão, mesmo quando julgar que a primeira opção é a correta. Deste modo, você evita cair em possíveis pegadinhas.
  • Comece pelas questões mais fáceis, não fique parado nas mais complicadas, sem saber o que fazer. No final, volte para responder as mais difíceis.
  • Nunca deixe de responder a nenhuma questão. Avalie as alternativas, eliminando as que estão incorretas. Faça isso até encontrar a resposta mais adequada no seu entendimento.
  • Durma bem na noite anterior. Do contrário, você vai estar cansado e pouco concentrado na resolução das questões.

DÚVIDAS FREQUENTES

O Enade é componente curricular obrigatório, conforme determina o § 5º do art. 5º da Lei nº 10.861, de 2004, e o § 1º do art. 39 da Portaria Normativa MEC nº 840, de 2018, sendo condição necessária para a conclusão do curso de graduação.

Ingressantes que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2022, estejam devidamente matriculados e tenham de 0 (zero) a 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2022.

Concluintes de cursos de bacharelado que tenham integralizado 80% (oitenta por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2022, ou aqueles com previsão de integralização de 100% (cem por cento) da carga horária do curso até julho de 2023.

(Portaria nº 41, de 20 de janeiro de 2022 – Art. 5º, I e II)

Os estudantes habilitados que possuírem mais de uma inscrição no Enade 2022 deverão indicar o curso para o preenchimento do Questionário do Estudante e para a realização da prova.

O Enade é componente curricular obrigatório, conforme determina o § 5º do art. 5º da Lei nº 10.861, de 2004, e o § 1º do art. 39 da Portaria Normativa MEC nº 840, de 2018, sendo condição necessária para a conclusão do curso de graduação.

Data de preenchimento do Questionário do Estudante: até 15 de outubro de 2022.
Site: enade.inep.gov.br

Efetiva participação do estudante concluinte no Enade 2022, atestada pelo Inep mediante preenchimento do Questionário do Estudante e assinatura na lista de presença da sala de provas.

A aplicação das provas do Enade ocorrerá dia 27 de novembro de 2022 e seguirá o horário de Brasília-DF, conforme descrito a seguir:

Abertura dos portões

12h

Fechamento dos portões

13h

Início da prova

13h30

Término da prova

17h30

 

A parte de Formação Geral terá 10 (dez) questões, sendo 2 (duas) discursivas e 8 (oito) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos.

A parte de Componente Específico de cada área de avaliação terá 30 (trinta) questões, sendo 3 (três) discursivas e 27 (vinte e sete) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudo de casos.

Utilizar caneta esferográfica preta, fabricada com material transparente.

Apresentar documento (físico) oficial com foto (não serão aceitos documentos digitais, digitalizados e/ou fotografados).

As provas do Enade 2022, com duração total de 4 (quatro) horas.

A existência de irregularidade no Enade impossibilita a colação de grau do estudante, em decorrência da não conclusão do curso, por ausência de cumprimento de componente curricular obrigatório, conforme previsto no § 5º do art. 5º da Lei nº 10.861, de 2004.

Caberá exclusivamente ao estudante em situação de irregularidade apresentar solicitação formal de dispensa da prova no Sistema Enade, quando a motivação da ausência na prova for devida a ocorrência de ordem pessoal ou de compromissos profissionais.