Atividades Complementares

O que são?

As Atividades Complementares (AC) têm como objetivo enriquecer o processo formativo do estudante, por meio da diversificação de experiências, dentro e fora do ambiente universitário, propiciando o aproveitamento de conhecimentos adquiridos em atividades presenciais ou a distância. Estas estão em conformidade com as diretrizes do Conselho Nacional de Educação (CNE) e são obrigatórias para conclusão dos cursos de graduação.

Consideram-se como Atividades Complementares aquelas que tenham cunho acadêmico e que propiciem ao estudante as condições para o desenvolvimento de competências que contribuam para o aprimoramento da formação básica e específica do futuro profissional, bem como a integração com a sociedade e a capacidade de desenvolver ações sociais.

Na FICR as AC dividem-se em duas modalidades principais: internas e externas.

Entende-se por atividades internas:

(a) As desenvolvidas pela FICR no âmbito das Trilhas de Desenvolvimento do Programa Propósito de Vida (PPV);
(b) Outras atividades acadêmicas promovidas pela FICR (institucionais ou especificas dos cursos).

Já as atividades externas abrangem apresentação de trabalhos, publicação científica, exposição em Mostras, cursos de atualização, estágio não-obrigatório, viagem de estudo, atuação voluntária, representação esportiva, capacitação em instituições conveniadas, entre outros.

Atividades internas:

Trilhas de Desenvolvimento do Programa Propósito de Vida (PPV)

O Programa Propósito de Vida oferece TRILHAS DE DESENVOLVIMENTO onde o estudante, ao longo da jornada acadêmica, possa integralizar as horas de atividades complementares em, no mínimo, 2 (duas) trilhas de diferentes atividades.

As vivências das trilhas devem contemplar as fases de sensibilização (presença), formação (proximidade) e atuação (vivências). A escolha das trilhas deve ser de autonomia do estudante a partir da elaboração do seu próprio projeto de vida.

Trilha 1 – Cultura

CulturArte: inscreva-se
CineFICR: não é necessário a realização de inscrições.

Trilha 2 – Empreendedorismo

InovaFICR: inscrições em breve.
Seminário de Empreendedorismo Sustentável: inscrições em breve.

Trilha 3 – Liderança

Desafio EcoLiderança: inscrições em breve.
Fórum de Protagonismo Juvenil: não é necessário a realização de inscrições.

Trilha 4 – Pesquisa

MostraFICR: inscrições em breve.
Minicurso Regras de ABNT: inscrições em breve.

Trilha 5 – Espiritualidade

Grupos de vivência de Espiritualidade: não é necessário a realização de inscrições.
Semana dos Fundadores: não é necessário a realização de inscrições.

Atividades institucionais e dos cursos

O documento presente nesta página tem como finalidade regulamentar as atividades complementares dos cursos de graduação da Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife e estabelecer os procedimentos para o seu acompanhamento, cumprimento e registro acadêmico.