Semana do Calouro

Bem-vindo(a) a FICR!

Agradecemos por confiar o seu futuro em nossas mãos. É um orgulho pra nós poder fazer parte da sua jornada! Na FICR, você viverá incríveis experiências para o seu desenvolvimento profissional e pessoal. Pronto(a) para começar?

As suas atividades acadêmicas iniciarão no dia 19 de fevereiro de 2024.

Esperamos que a sua passagem por aqui seja transformadora e inesquecível!

Aqui você faz o seu caminho!

Primeiros Passos

No Calendário Acadêmico você confere as datas de início e encerramento do semestre, feriados, eventos institucionais, entre outros.

Clique aqui e acesse o Calendário!

No Portal do Aluno, estudantes conseguem visualizar quadro de horários de aulas, abrir solicitações, obter informações financeiras, acessar notas e muito mais. Saiba como acessar o Portal e acompanhar as suas informações acadêmicas:

1. acesse o site do FICR (ficr.catolica.edu.br/portal);
  2. clique no menu Estudante e depois em: Portal do Aluno;
  3. entre no Portal do Aluno utilizando seu usuário e senha.

Usuário e Senha: (insira o seu R.A e senha, disponibilizados no e-mail que recebeu).

A FICR criou um e-mail institucional para você utilizar à vontade e aproveitar todas as funcionalidades que a plataforma Microsoft oferece. Acesse o Portal do Aluno e confira os passos seguintes para acionar o seu e-mail FICR:

• Acesse o Portal do Aluno clicando aqui ou, no site do FICR, clique no menu Estudante e depois em Portal do Aluno;
  • Faça o primeiro login no Portal do Aluno usando o seu RA (disponibilizados no e-mail que recebeu) e a senha padrão: 123456.
  • No menu lateral esquerdo clique no ícone:   e depois em Relatórios e Outros;
  • Selecione Relatórios VBI e informe o seu período letivo (2024/1);
  • Em seguida, clique em Portal – E-mail Institucional.

Pronto! Este é seu e-mail institucional e com ele você terá acesso ao novo Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Acesso ao e-mail Outlook: no Portal da FICR, clique
na aba Estudante e em seguida selecione o tópico Webmail. Para fazer login, siga as orientações abaixo:

• E-mail – Digite o seu e-mail institucional;
  • Senha – ANO DE INGRESSO (AAAA) + PRIMEIRA LETRA DO NOME MAIUSCULA + @ + ANO DE NASCIMENTO (AAAA) + PRIMEIRA LETRA DO CURSO MINUSCULA + TRÊS PRIMEIROS DÍGITOS DO CPF

EXEMPLO FICTÍCIO:
Nome: Fulano Beltrado da Silva
Data de ingresso na instituição: 10/10/2018
Data de nascimento: 02/04/1985
Curso: Enfermagem
CPF: 321.555.888-99
SENHA: 2018F@1985e321

Estudantes e professores da FICR têm acesso à plataforma Microsoft e ao Novo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), uma iniciativa que transformou a experiência em sala de aula. Com o recurso, todos têm acessos a ferramentas como o One Drive, webmail (e-mail FICR), Teams, One Note, formulários, pacote Office, entre outros.

O Novo AVA integra docentes e estudantes com o intuito de facilitar a comunicação com a turma e/ou curso e estabelecer uma forma simples de compartilhar arquivos e informações úteis para o ensino.

Quer saber como acessar o Novo AVA pela primeira vez? Confira o tutorial:

1. Acesse o novo AVA neste link
  2. Clique no ícone da Microsoft, na parte inferior da tela
  3. Faça login utilizando o seu e-mail e senha Microsoft (institucional)

Pronto! Agora você pode navegar pela plataforma.

Tenha acesso a mais de 15 mil títulos de forma on-line e simplificada.

Clique aqui e confira o tutorial de uso da plataforma!

Link para acessar o Pergamum: clique aqui

Atenção: Calouros devem comparecer à Biblioteca para realizar o cadastro de acesso do Pergamum.

Você pode realizar consulta online do acervo das bibliotecas em nosso site. Acesse o tutorial: https://youtu.be/nMZHhQviHJM

Na FICR você encontra opções para lanches rápidos na praça de alimentação, localizada após a Coordenação, primeira direita e segunda porta a direita.

1. Para o primeiro acesso, identifique a rede e insira a senha:
Rede: WIFI FICR Senha: #facaficr
2. Abra o navegador de internet e acesse à página de autenticação no endereço:
3. Você será direcionado para o login. Utilize seu usuário e senha, o mesmo utilizado para acessar seu e-mail acadêmico. Realizar orientações a seguir – considerando as informações do estudante:
Seu e-mail acadêmico é: nome.sobrenome@a.ficr.edu.br
Seu login no Wi-Fi será: nome.sobrenome
Senha: utilizar a mesma do e-mail acadêmico

Pronto! Agora você pode navegar na internet. 😉

Dúvidas sobre acesso, login e senha, procurar a Central de Atendimento TI, localizada no corredor da sala 15.

Gratuito para estudantes