2019
nov
26
Eventos

30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança

A Defensoria Pública de Pernambuco e a Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef)  realizaram, terça-feira (19/11),  evento em comemoração aos 30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança. A ação foi realizada no Compaz Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife, contou com a presença de representantes de diversas instituições parceiras  do campo jurídico, social e civil  ligados à área. O objetivo do encontro foi ressaltar, por meio de atividades temáticas e pedagógicas, a importância da proteção integral à infância e juventude. A celebração contou com a apresentação dos Defensores Mirins, do Instituto Alcance; exposição de  Folhetos de Cordel; oficina de Cordel, com Professor e poeta Edgar Diniz. Houve, ainda, ato de assinatura de termo de cooperação entre a DPPE e  Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife (FICR). A Coordenação do evento ficou a cargo da Assessora Institucional da DPPE, Giovanna de Melo Pessoa.

Os anfitriões do evento foram o Defensor Público-Geral do Estado, José Fabrício Lima, e o chefe do Escritório Zonal no Recife do Unicef, Dennis Christian Larsen.  Estiveram presentes o coordenador da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça (TJPE), Desembargador Luiz Carlos Figueiredo, a procuradora Jailda Pinto, Coordenadora em Pernambuco da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente do Ministério Público do Trabalho (MPT);  além do Coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Infância e Juventude do Ministério Público Estadual, Guilherme Lapenda.

Temas como desafios e oportunidades da internet, mudanças climáticas e superação da mortalidade infantil foram abordados na ação. Uma oficina de cordel foi ofertada para os adolescentes, entre eles, dez socioeducandos da Funase. Os versos da poesia encantaram e motivaram os internos rumo a uma mudança de vida. Além deles, crianças e adolescentes refugiados, bem como estudantes e professores de escolas públicas, foram o público-alvo da tarde de atividades

Segundo o DPG José Fabrício Silva, o evento simboliza a valorização daquilo que efetivamente faz a diferença para a construção de um país melhor. “Cada investimento feito em prol as nossas crianças renderá em bons frutos futuros. Nos últimos anos, realizamos avanços significativos, tais quais a ascensão do combate ao trabalho infantil,  do acesso a escolas, educação e saúde, além da redução da mortalidade infantil. No entanto, os desafios impostos são imensos. É necessário que os serviços como os prestados pela DPPE possam ser universalizados, para que toda criança tenha o acesso. Também é  importante que tanto as famílias quanto a sociedade civil possam dar as mãos e trabalhar para que todos sejam beneficiados,” frisou.

De acordo o chefe do Escritório Zonal no Recife do Unicef, Dennis Christian Larsen, nesses 30 anos, os índices globais de mortalidade na infância diminuíram 60%. “Em 1990, quase 20% das crianças da educação primária estavam fora da escola. Hoje, são menos de 10%”, diz o chefe do UNICEF para o Semiárido, Dennis Larsen. “No Brasil, os princípios da Convenção foram refletidos no ECA, o Estatuto da Criança e do Adolescente. Isso foi um passo fundamental para que crianças e adolescentes passassem a ser reconhecidos como sujeitos de direitos”, completa.

Fonte: Defensoria Pública do Estado de Pernambuco

Publicado por FICR

Notícias Recentes

11 março 2024
FICR REALIZA EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DAS MULHERES.
26 fevereiro 2024
Campanha Páscoa solidária
22 fevereiro 2024
FICR, realiza programação de três dias para o início do semestre