dez

Reencontro Ex-Alunos Marista e FICR abordou o protagonismo na carreira profissional

O bom filho a casa torna é um ditado popular muito usado quando se pretende afirmar que alguém retornou às suas origens. Foi pegando carona nesse provérbio, que a FICR realizou na noite do último dia 6 de dezembro, o Reencontro Ex-Alunos Marista e FICR, que teve como tema Você tem sido protagonista na transformação da sua carreira?

Durante a abertura do evento, o vice-diretor acadêmico, Ernandes Rodrigues, falou da satisfação de promover o reencontro. “É um prazer imenso estar como vocês”. Já o professor Marcelo Leitão, coordenador dos cursos de gestão, ressaltou que está sempre mantendo contato com ex-alunos. “Temos trabalhado bastante para promover eventos focados em conteúdo de qualidade. Nossas portas estarão sempre abertas para que vocês também possam aproveitar de tudo isso”, ressaltou.

Ernandes Rodrigues

Para o reencontro dos ex-alunos, a FICR trouxe uma palestra que interessa a qualquer profissão. A convidada da noite foi a presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos em Pernambuco (ABRH/PE), Ana Karla Cantarelli, que falou sobre o tema Protagonismo da Transformação.

Em sua explanação, Ana Karla afirmou que a temática está em pauta nos principais debates sobre gestão de carreira e de futuro. “A responsabilidade da carreira profissional compete a cada um. É preciso desconstruir o modelo que aponta a organização empresarial como a responsável pelo desenvolvimento dos colaboradores. É absolutamente o contrário”, disse.

Ana Karla Cantarelli

De acordo com ela, há uma tendência de vitimização e para que as mudanças ocorram é preciso movimentação. “Protagonismo é você tomar as rédeas da sua história para fazer acontecer”, afirmou. Dentro da transformação da carreira, há alguns itens extremamente importantes na questão do protagonismo.

“O primeiro deles é desenvolver o autoconhecimento. As pessoas vão precisar cada dia mais entender quem elas são, quais as suas fragilidades e potencialidades. Outro aspecto é o conhecimento técnico de alto nível, ou seja, investir o máximo que puder nas competências ligadas à profissão”, explicou Ana Karla.

Após a palestra, houve um painel de discussão com a participação de um ex-aluno de cada curso. Foram eles: Alfredo Beuttenmuller (Direito), Patrícia de Cássia (Administração), André Melo (Sistemas para Internet) e Simone Serra (Gestão de RH). Exceto Alfredo, todos são atuais professores da FICR.

Painel de discussão: Ana Karla Cantarelli, Simone Serra, André Melo, Patrícia de Cássia e Alfredo Beuttenmuller

A FICR agradece a participação da empresa Emulzint, através da consultora Ana Paula Pereira, que trouxe o Projeto Pão Amigo, em parceria com a AACD. Eles cederam o coffee break oferecido após o evento.

Texto: Bruno Holanda
Revisão: Gabriela Ribeiro