jan

Professores da FICR participam de Curso de Metodologias Ativas

Em 2017, a FICR deu os primeiros passos na adoção de metodologias ativas para o processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. A partir do primeiro semestre de 2018, esse processo inovador estará em plena consolidação. E para que tudo ocorra conforme o planejamento, todo o corpo docente da instituição passará por uma formação contínua ao longo deste ano. O início desse processo se deu ontem (23 de janeiro), quando foi realizado o primeiro dia do Curso de Metodologias Ativas, ministrado pelo vice-diretor acadêmico da FICR, Ernandes Rodrigues.

De acordo com Rodrigues, metodologias ativas são métodos inovadores cujo o foco é desenvolver uma aprendizagem significativa e os alunos possam aprender a partir do uso de práticas e experiências do dia a dia. “O objetivo do curso é preparar o professor para os projetos de crescimento e desenvolvimento acadêmico da própria faculdade”, destacou Ernandes Rodrigues.

O curso vai abordar quatro metodologias ativas. A primeira foi o Storytelling, que trata da construção de histórias e narrativas. “O aluno poderá contar uma história real, uma situação vivenciada por ele que pode contribuir para a aprendizagem em sala de aula”, explicou Rodrigues.

No encontro de amanhã (25 de janeiro), será a vez de os professores se aprofundarem na metodologia do Role-Play. “Esse método acontece quando os alunos assumem papéis. Por exemplo, eles simulam que são gestores para tomar decisões diante de determinadas situações e depois são avaliados pelo professor”, afirmou o vice-diretor acadêmico. No mesmo dia, o corpo docente também vai aprender sobre o Educomídia, que é trabalhar a construção da aprendizagem a partir de vídeo, áudio e fotografia.

No dia 30, será a vez da metodologia do PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas) e em 1º de fevereiro, os professores apresentarão o resultado do que será produzido a partir do encontro do dia 25. O próximo curso que os professores vão participar será sobre o Design Thinking.

Tecnologia – Além das metodologias ativas, outra grade novidade da FICR em 2018 é o uso das ferramentas do Google for Education em sala de aula. Durante o Curso de Metodologias Ativas, os professores também passaram pelo treinamento do Chromebook (notebook adaptado ao Google) e do Google for Education, incluindo o Google Sala de Aula.

Professores – O treinamento está sendo bem aceito pelos professores da FICR. “O contato com as metodologias ativas abre nossa mente para as possibilidades que temos de engajar ainda mais os alunos em sala de aula. A modernidade está aí e não temos como fugir dela. A interação com o ambiente digital já é vivenciada pelos alunos na vida deles. A faculdade e os professores têm que se adaptar a essa realidade”, falou a professora Ivna Cavalcanti.

“É muito interessante quando falamos da inclusão de novas metodologias de ensino e trazemos para o nosso dia a dia. Assim, conseguimos proporcionar uma dinâmica maior para os alunos”, frisou o professor Pedro Carvalho.

Texto: Bruno Holanda
Revisão: Gabriela Ribeiro