2008
maio
26
Notícias

Juizado Especial Marista passa por reformulações

O combate à morosidade na Justiça tem sido realizado nos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça de Pernambuco, que atualmente vem passando por reformulações e modernizações. O primeiro juizado escolhido para passar por esse processo, dentre os 37 existentes em Pernambuco, foi o Juizado da Faculdade Marista.

“O Juizado Marista tinha pautas de instrução marcadas para agosto de 2011. Isso nos afastava da principal função dos Juizados Especiais, que foram criados para agilizar os processos judiciais”, contou o coordenador dos Juizados Especiais, juiz João Targino.

Para mudar a situação, foram nomeados três juízes leigos e mais seis servidores para o juizado, que antes tinha apenas quatro pessoas trabalhando em sua unidade. Além disso, o link do servidor de informática foi trocado para dar mais agilidade ao trabalho virtual.

Com essas modificações, iniciadas em março, as audiências foram antecipadas para julho deste ano. Por conta da celeridade apresentada, o número de entrada de queixas diárias no Juizado Marista aumentou de cinco para 20.

“O juizado é considerado hoje um dos melhores e é reconhecido pela população que confia no nosso trabalho, por isso que estamos tendo um aumento maior na demanda de processos, sem atrasar a pauta. Além disso, o trabalho dos voluntários (juízes leigos, conciliadores e assistentes) foi fundamental para atingirmos esse resultado”, disse o coordenador.

“Com as mudanças, melhoramos a qualidade no atendimento ao público e o nosso trabalho ganhou mais credibilidade. O esforço da equipe também contribuiu para isso. Os conciliadores, por exemplo, estão realizando, cada um, de dois a três acordos diariamente”, contou a chefe de secretaria do juizado Marista, Tibéria Bonifácio de Lima.

A Coordenação dos Juizados Especiais pretende realizar essa mudança em todas as unidades do Estado. “Queremos usar o Juizado do Marista como exemplo para as outras unidades e mostrar que é possível agilizar o trabalho judiciário”, afirmou o juiz Targino.

Além da reformulação, o Juizado Marista também será o segundo Juizado Especial do Estado a receber o sistema de virtualização de processos, que será inaugurado no Juizado da Boa Vista, no próximo dia 02 de junho.

Juizado Marista – O Juizado Marista foi criado há cerca de um ano e, por encontrar-se numa faculdade, é considerado um Foro Universitário. Além de realizar o trabalho jurisdicional, a unidade também é utilizada para que os alunos do curso de Direito da Faculdade Marista tenham aulas práticas a partir do convívio no ambiente forense do juizado.

Fonte: Ascom TJPE

Publicado por FICR

Notícias Recentes

06 janeiro 2025
Janeiro Branco: cuide da mente e da vida!
10 dezembro 2024
FICR Celebra Vitória no Demoday Kick Off 2024.2
02 dezembro 2024
III Mostra FICR reuniu projetos excepcionais