Grupo UBEC lança projeto que oferece cursos gratuitamente

O Esperançar possui 29 possibilidades formativas de curta duração com certificação de extensão universitária

A União Brasileira de Educação Católica (UBEC) lançou, no dia 13 de junho, o “Esperançar”, projeto que oferece gratuitamente cursos livres, na modalidade de Ensino a Distância, com certificação de extensão universitária pela Universidade Católica de Brasília (UCB). O evento de lançamento aconteceu remotamente, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do Grupo.

A cerimônia de abertura foi feita pelo presidente do Conselho de Administração da UBEC, padre Geraldo Adair da Silva, que destacou a missão do Grupo na promoção da educação integral e do compromisso social. “O Grupo UBEC representa e busca materializar os carismas das associadas, para cumprir a missão de educar e evangelizar. Temos o compromisso integral de servir a nossa sociedade através da educação. Por isso, relançamos hoje, com alegria e entusiasmo, o projeto Esperançar, que possibilita que as pessoas tenham acesso à educação e à profissionalização”, disse o presidente do Conselho de Administração.

Pe. Geraldo reforçou ainda que o projeto Esperançar está alinhado com o Pacto Educativo Global proposto pelo Papa Francisco e atende à pauta da Agenda 2030, quando democratiza o acesso à educação de qualidade, permitindo o acesso a todos.

O Esperançar já beneficiou mais de 20 mil pessoas de todas as regiões do país e do exterior, com mais de 35 mil inscrições em seus cursos. A Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife (FICR), representada pela diretora geral, Polyana Moreno, comentou sobre a importância da parceria da Unidade com o projeto Esperançar. “O Esperançar é um projeto estruturado, gratuito, que possibilita formação de curta duração sobre temas importantes, beneficiando profissionais que desejam atualização, podendo também constituir carga horária de atividade complementar para nossos estudantes e por ser ofertado na modalidade a distância proporciona maior alcance social”, afirmou.

O Esperançar é um importante exemplo da articulação e diálogo entre instituições em prol da educação, pois a iniciativa tem como parceiros a Província Marista Brasil Centro-Norte; o Movimento Educação de Base; a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil; a Conferência dos Religiosos do Brasil; as Pontifícias Obras Missionárias; entre outros apoiadores.

Um dos destaques para este novo momento do Esperançar é a oferta do curso sobre “Projeto de Vida”, desenvolvido em parceria com a Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), associada do Grupo UBEC, que propõe reflexões sobre valores pessoais, aprofundamento do propósito de vida e como eles influenciam em nossas escolhas, contribuindo para traçar metas, caminhos e critérios para a própria vida.

Esperançar

O Esperançar oferta 29 cursos livres com carga horária de 15h cada. As formações são destinadas a todas as pessoas que desejam ampliar os conhecimentos em temas atuais e importantes para os diversos contextos da contemporaneidade, como Direitos Humanos, Educação, Tecnologia, Sustentabilidade, Comunicação Não-Violenta, entre outros. Todos os cursos são certificados, gratuitamente, pela Universidade Católica de Brasília (UCB).

Clique aqui e acesse a plataforma Esperançar e conheça os cursos livres disponíveis.

Publicado por Marcelle Santana