dez

A FICR se transformou no verdadeiro ponto de encontro dos programadores de Java Script, durante o JSDay Recife 2017, no último dia 16 de dezembro. O evento teve como missão compartilhar temas atuais e inovadores sobre o Java Script, poderosa linguagem de programação responsável por praticamente qualquer tipo de dinamismo nos sites da web. Ao todo, foram realizadas 16 palestras, divididos entre os auditórios Apipucos e Champagnat, e mais dois workshops, no Laboratório de Informática.

Na abertura do encontro, o designer e engenheiro do CESAR, Felipe de Albuquerque, um dos organizadores do evento, agradeceu a presença dos mais de 200 participantes. “Se vocês não estivessem aqui, um evento desse não poderia acontecer. Isso só reforça a certeza de que a comunidade de Java Script no Recife tem bastante força”, destacou. “Fico muito satisfeito em ver o resultado do evento e o poder que o Java Script tem”, complementou o coordenador dos cursos de tecnologia da FICR, professor André Melo.

Felipe de Albuquerque e André Melo

A programação do JSDay Recife começou com a palestra What Is Webassembly?, apresentada pelo front-end Developer da JusBrasil, Paulo Duarte, no Auditório Apipucos. De acordo com ele, o webassembly é um novo tipo de código que pode ser executado em browsers modernos e veio para dar mais recursos à web, melhorando as performances de jogos, vídeo players, criptografia na web, entre outros.

Enquanto isso, no Auditório Champagnat, o javascript engineer da WML Brasil, Caio Alcântara, ministrou a palestra How to React?. O react é uma biblioteca de interface implementada pelo Facebook, que veio com o intuito de gerir informações de forma prática em interfaces complexas. “A premissa do react é fornecer a infraestrutura para que o profissional escreva em suas aplicações de front-end em interfaces simples e bem resolvidas”, informou Alcântara.

Palestra de Caio Alcântara

A programação da tarde do evento trouxe a palestra Metodologias Ativas Aplicadas na Formação FullStack, com o vice-diretor acadêmico da FICR, Ernandes Rodrigues. Ele apresentou e discutiu o uso de metodologias ativas para a formação do profissional full stack, que possibilita abrir um novo horizonte para os profissionais da área de tecnologia, fazendo duas graduações em três anos.

A partir de 2018, os estudantes poderão cursar Sistemas para Internet na FICR em dois anos e com mais um ano, concluir também o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. “As metodologias inovadoras possibilitam uma aprendizagem significativa, por trazer a prática somada à teoria para a sala de aula, além de se utilizar das demandas do mercado”, explicou Rodrigues.

Ernandes Rodrigues e André Melo

Praticidade do Desenvolvimento Mobile com Ionic, React Native, Manipulando CSS em Produção JS, Offline First em Aplicações Web, Polymerredux – State Management Made Simple, e Aplicações Client-Sidfe Híbridas com React.JS e React Native foram os temas de outras palestras também apresentadas durante o JSDay Recife 2017.

Workshops – No horário da manhã, o analista de TI da UFRB, Romualdo Costa, foi responsável pelo workshop Iniciando com JavaScript, voltado para quem já viu a primeira disciplina de programação na faculdade ou em curso técnico. À tarde, o software engineer da Weber Labs, Jonata Weber, ministrou TemDendê – JS a Moda Baiana. O workshop mostrou o TDD (Test Driven Development), técnica de desenvolvimento de software que se baseia em um ciclo de repetições. “A ideia do TDD é diminuir o tempo de feedback enquanto o sistema é desenvolvido, pois é comum aparecer muitos bugs (falhas) quando é entregue para o cliente”, afirmou.

Texto: Bruno Holanda
Revisão: Gabriela Ribeiro