FICR realiza grande ação social no Morro da Conceição

Em parceria com o Santuário do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, a FICR realizou, no dia 20 de outubro, das 8h às 16h, o Circuito Social, ação que ofereceu serviços gratuitos para a população do Morro da Conceição e bairros vizinhos. O evento contabilizou 3.563 atendimentos, entre orientação jurídica, profissional, atividades lúdicas e orientações gerais sobre saúde. Os serviços de orientação jurídica e profissional foram realizados pelos alunos da faculdade com a supervisão dos professores.

Segundo o pároco do Santuário, padre Renato Azevedo, a ideia de oferecer o espaço para atender os moradores carentes da comunidade com serviços úteis que terão um impacto positivo em suas vidas surgiu junto com a direção da FICR. “Para nós, também é importante ajudar os alunos da instituição a fazer um trabalho voluntário em prol de pessoas que não têm informação e não sabem dos seus direitos enquanto cidadãos”, destacou.

O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da FICR, com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Pernambuco (OAB-PE), através da Comissão de Relações Acadêmicas, prestou esclarecimento jurídico aos moradores em diversos casos como pensão alimentícia, direitos de vizinhança e conflitos de família. “Nossa intenção foi alcançar um duplo efeito: contribuir com a sociedade, enquanto instituição de ensino, e a formação dos alunos que precisam desse momento de prática para efetivamente ter uma melhor formação”, afirmou o coordenador do curso de Direito, Pedro Spíndola.

Patrícia Silva (camisa branca) e seus colegas prestam esclarecimento jurídico à moradora do Morro da Conceição

Foi exatamente a prática que fez a aluna Patrícia da Silva (Direito – 10º período noite) se sentir empenhada em ajudar a população do Morro da Conceição. “Esta foi uma experiência única em minha vida. Muitos estudantes de Direito não têm oportunidade de atender o público carente. Às vezes são casos tão simples que precisam apenas de uma instrução de como procurar o órgão competente”, falou Patrícia. Todo o empenho dos alunos foi percebido pelo público, como frisou a agente de saúde comunitária Conceição Maria Vicente, que buscou orientação sobre uma casa de herança. “O atendimento que tive, assim como o conhecimento passado pelos alunos, foram maravilhosos. Se eu pudesse daria nota 11”, salientou.

O serviço de orientação profissional, que envolveu temas como carreiras, marketing pessoal, empregabilidade, elaboração de currículos, participação em recrutamento e seleção, além de encaminhamento para o mercado de trabalho, foi feito pelo Núcleo de Carreira e Empregabilidade da FICR, em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos em Pernambuco (ABRH/PE) e a Secretaria Executiva de Emprego, Qualificação e Empreendedorismo da Prefeitura do Recife (PCR).

Depois da análise do currículo, os candidatos eram encaminhados para a Agência de Emprego da PCR

O coordenador dos cursos de gestão da FICR, Marcelo Leitão, explicou o funcionamento do serviço prestado. De acordo com ele, após as orientações dos alunos do curso de Gestão de RH de como elaborar um currículo e se comportar numa entrevista de emprego, os candidatos eram encaminhados para a Agência de Emprego da PCR. “Para a ação, foram disponibilizadas mais de 170 vagas de trabalho. Caso o candidato se enquadrasse no perfil exigido e tivesse a qualificação necessária para o preenchimento das vagas, ele já recebia uma carta de encaminhamento. Este foi um trabalho integrado que gerou uma maior possibilidade de inserção dos candidatos no mercado de trabalho.”

Para o aluno Marcílio Júnior (Gestão de RH – 4º período noite) participar da ação social foi de grande importância para seu crescimento pessoal e profissional. “É sempre bom colocar o nosso trabalho em prática e ainda ajudar o próximo”, disse ele. A balconista Maria Thamiris de Santana, que participou do evento com o objetivo de encontrar uma vaga de emprego, elogiou o serviço. “Recebi um ótimo atendimento, a aluna me passou informações atualizadas na elaboração de currículo. Com ela aprendi que não é mais necessário colocar a foto no documento”, afirmou.

Marcílio Júnior foi um dos alunos do curso de Gestão de RH que participou do Circuito Social

Enquanto os pais eram atendidos, as crianças puderam participar de oficinas de contação de histórias, atividades lúdicas e brincadeiras oferecidas pela equipe da Associação Empreendeler. A Secretaria de Saúde da PCR também esteve presente no Circuito Social com o Escovódromo, trabalhando a parte de escovação e higiene bucal, Academia da Cidade, serviços de antropometria para avaliação de Índice de Massa Corporal (IMC), Caderneta do Adolescente e orientações de saúde, como doenças sexualmente transmissíveis (DST’s), câncer de mama, entre outras.

Crianças participam de atividade lúdicas e recreativas

Texto: Bruno Holanda
Revisão: Gabriela Ribeiro