Notícias
FICR é uma das instituições parceiras do Embarque Digital
A instituição participou do lançamento do Programa, que é promovido pela Prefeitura de Recife, por meio da Secretaria de Educação, com o Porto Digital
A Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife (FICR) participou, nesta terça-feira (5), do lançamento do Programa Embarque Digital, parceria entre a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, com o Porto Digital que tem como objetivo promover a formação técnica em nível superior para os cursos presenciais de graduação tecnólogo – com duração de dois anos e seis meses – da área de Tecnologia da Informação em Instituições de Ensino Superior da Cidade. O evento ocorreu no auditório da Prefeitura do Recife e contou com a participação do Secretário de Educação, Frederico Amâncio, da Secretária Executiva de Projetos e Inovação da Secretaria de Educação Ligia Stocche Barbosa e do Presidente do Porto Digital Pierre Lucena.
Sendo uma das Instituições de Ensino Superior parceiras do Embarque Digital, a FICR foi representada pelo seu Diretor Geral, Victor Hugo D’ Albuquerque Lima, pela Coordenadora Geral Acadêmica, Polyana Moreno e pelo coordenador dos cursos de Tecnologia Sidney Cunha.
De acordo com o Diretor Geral da FICR, Victor Hugo D’ Albuquerque Lima, é um orgulho ter a instituição inserida no Programa Embarque Digital e essa parceria trará inúmeros benefícios para a formação dos seus estudantes. “Fazermos parte deste programa nos orgulha muito pois é seleto o grupo de instituições de ensino superior da nossa cidade que estão aptos a participar. Além do fato de que essa parceria proporcionará alta empregabilidade para os nossos estudantes, uma vez que terão a oportunidade de estagiar, de fazer uma residência nas empresas que estão dentro do ecossistema do Porto Digital. Podemos afirmar com toda certeza de que esse Programa nos aproxima da nossa missão que é transformar vidas através da educação”, falou.
A oferta de formação técnica é para os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet, e esses cursos foram pensados conforme as necessidades do mercado. Eles possuem duração de cinco semestres e a cada semestre o aluno terá uma disciplina de residência dentro do Porto Digital, proporcionando que o estudante tenha contato direto com as empresas parceiras do Porto, e se preparem para o mercado de trabalho, além de contar com um ambiente inovador que simula os locais que irão atuar no futuro.
Para o Presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, esse programa é prioritário para a cidade pois ainda se formam poucas pessoas de qualificação na área de tecnologia, sendo esse um déficit ainda no país. “É inaceitável que um país como o Brasil, que tem um terço de jovens desempregados, tenha vagas abertas na área de tecnologia que não estão preenchidas por falta de profissionais qualificados. Estamos investindo para gerar emprego, para melhorar a renda média da população por meio de empregos qualificados. A saída só pode vir atrás da educação, não há outra forma de inclusão social. Trazendo a periferia de Recife para dentro do Porto Digital, acredito que ele será um porto mais inclusivo”, assegurou.
Porto Digital do Recife
O Porto Digital abriga hoje 300 empresas e instituições dos setores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Economia Criativa (EC) e Tecnologias Para Cidades. O parque conta com três incubadoras de empresas, duas aceleradoras de negócios, seis institutos de pesquisa de desenvolvimento e organizações de serviços associados, além de diversas representações governamentais.
O parque também conta com uma instituição de ensino superior, o C.E.S.A.R School, iniciativa do C.E.S.A.R – Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, considerado por duas vezes a melhor instituição de Ciência e Tecnologia do País pela Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia (FINEP). O Porto Digital possui ainda uma unidade avançada na cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco.
Publicado por Maria Vieira