Faculdade Marista e parceiros realizam o I Mutirão da Ecocidadania no Parque da Macaxeira

Parque Urbano da Macaxeira. Foto: Marcos Pastich / PCR

Com uma área de 10 hectares, o Parque Urbano da Macaxeira Ministro Fernando Lyra, na Zona Norte, é considerado o maior parque urbano da Região Metropolitana do Recife, voltado para o lazer e cultura. Hoje (17 de março), das 15h às 20h, o espaço vai sediar o I Mutirão da Ecocidadania no Parque Urbano da Macaxeira. A iniciativa é promovida pela Faculdade Marista, Centro Marista Circuito Jovem do Recife e ONG Moradia e Cidadania, com apoio das secretarias de Turismo e de Juventude, da Prefeitura do Recife, Instituto Miguel Arraes e lideranças comunitárias do entorno do parque.

O objetivo do mutirão é oferecer gratuitamente aos frequentadores do parque um conjunto de ações que envolvem a prestação de serviços, desde a emissão de documentos pessoais, testes de saúde, passando pela realização de atividades de caráter socioambiental, esporte, lazer e muito mais. Durante o evento, o Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Marista estará a postos para atender os cidadãos que estiverem precisando de uma orientação jurídica, como em casos de pensão alimentícia, direitos de vizinhança, questões trabalhistas, conflitos de família, entre outros.

A população terá fácil acesso à emissão de 2ª via de certidão de nascimento, casamento e óbito. Na área da saúde, serão disponibilizados teste de HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, avaliação nutricional e orientações para prevenção e tratamento relacionados ao uso de drogas e entorpecentes. Já no campo da ecologia, meio ambiente e sustentabilidade haverá oficinas de produção de mudas nativas, plantio de mudas na área do parque, mostra de artefatos com lixo e a presença do Ecoponto, para que o público possa fazer o descarte correto de produtos eletroeletrônicos.

O evento também oferecerá inscrição de cursos de qualificação profissional, Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), apresentação de teatro sobre a dengue, dança, maracatu, feirinha de artesanato e comidas típicas, e show com a Banda Gospel Bistrô. O encerramento do mutirão será marcado por um ato em defesa da vida com foco na Campanha da Fraternidade de 2017, cujo tema é “Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida”.

25 junho 2024
Estudantes realizam oficina de Power Point