Geral
Evento promovido pela FICR incentiva a doação de sangue
“Doar sangue é um gesto de solidariedade, não compromete a saúde de quem doa, é um procedimento seguro e com uma doação você pode salvar até 4 vidas” foi o que a assistente social da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) Cláudia Morais explicou e ressaltou durante a palestra “Doação de sangue: esse tema me interessa” que a Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife (FICR) promoveu na manhã desta quarta-feira (27).
O evento abordou ainda os principais desafios relacionados á doação como a falta de informação e o medo das pessoas durante o procedimento; a falta do cumprimento dos prazos para doação – que devem ser de três em três meses – a história do Hemope; a responsabilidade social que o hemocentro possui ao levar sangue de qualidade com agilidade a todo o estado de Pernambuco, diagnosticando e tratando as doenças do sangue, além de desmistificar as principais crenças acerca do processo.
O sangue coletado pelo Hemope por meio das doações é destinado a diversos pacientes que estão internados e que não podem contar com uma rede de apoio para doação. Outra ação fundamental que é desenvolvida pela instituição conta com os Programas de Captação para não só sensibilizar as pessoas, como também levar e disseminar a cultura da doação, sendo mais uma forma de convocar e incentivar a sociedade a construir uma rede de solidariedade mais sólida.
“Todos os possíveis doadores passam por uma entrevista, avaliação e realizam exames. Dessa forma, trabalhamos para que esse processo seja seguro tanto para quem doa quanto para quem recebe. Nosso pedido é: não deixe de doar, nós nunca sabemos quando iremos precisar, quando um ente nosso pode necessitar. Devemos criar uma sociedade de rede baseada em laços de solidariedade e participação”, finalizou.
Para ser um doador, a pessoa deve estar em boas condições de saúde e ter entre 16 e 69 anos. Já menores de 18 anos precisam estar acompanhados do responsável legal. O doador precisa pesar mais de 50 quilos, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e ter se alimentado antes da doação. No dia, é necessário levar um documento original com foto, cartão vacina com as duas doses contra a Covid-19 e uso de máscara.
Endereço e horário para Doação:
Hemope Recife – Rua Joaquim Nabuco, 171 – Graças
Funcionamento: Segunda a sábado – inclusive Feriados – das 7h15 às 18h30
Publicado por Maria Vieira