Notícias
Dirigentes e coordenadores da Faculdade Católica do Ceará e da Faculdade Marista do Recife se reúnem em Fortaleza
Com o objetivo de promover a integração entre a Faculdade Católica do Ceará e a Faculdade Marista do Recife, representantes das duas instituições se reuniram nos dias 19 e 20 de fevereiro, na sede da Católica, em Fortaleza. Participaram do encontro o Diretor Geral, Irmão Ailton Arruda, Diretores Acadêmicos, Coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação. O encontro teve ainda a presença de autoridades da mantenedora, a União Norte Brasileira de Educação e Cultura (UNBEC), dentre elas, Irmão Gentil Paganotto, Presidente, Irmão Joaquim Oliveira, membro da direção executiva, e Luiz Carlos d’Ascenção, consultor da entidade.
O tema principal dos debates foi a política de intercâmbio que deve ser desenvolvida entre as instituições. “Nossa intenção é fomentar não só a aproximação das faculdades do Recife e de Fortaleza, traçando objetivos e planos em comum, como também discutir a relação delas com as Pontifícias Universidades Católicas (PUCs) e as outras IES Maristas”, ressalta Manuela Suassuna, Diretora Acadêmica da Católica do Ceará.
Os cursos de pós-graduação das entidades de Pernambuco e do Ceará também serão realizados em parceria com as PUCs, com o intuito de promover o intercâmbio de idéias.
Outras metas devem ser atingidas com a estratégia de ações conjuntas traçada pelos dirigentes, como o apoio mútuo na formação dos docentes e a abertura das duas faculdades para uma maior interação com as unidades sociais e educacionais Maristas. Segundo João Sombra, Diretor Acadêmico da Faculdade Marista (Recife), outras reuniões estão marcadas para este ano. Em setembro, os representantes se encontram na capital pernambucana. No mês seguinte, é a vez do encontro nacional entre as faculdades Maristas do País, na PUC do Rio Grande do Sul.
Para fortalecer a integração global das instituições, que estão presentes em 79 países, as IES Maristas do mundo se reunirão em novembro, em Salamanca, na Espanha. “Nós queremos fortalecer a educação Marista no ensino superior, promovendo a troca de conhecimentos e experiências”, afirmam os diretores das duas unidades.