dez

Calouros de Direito participam de Júri Simulado

Um grupo de exploradores de caverna cometem um assassino dentro de uma caverna. Houve legítima defesa ou o caso foi resultado de algum tipo de emboscada? Para você, esse grupo é considerado culpado ou inocente? Esse foi o impasse analisado e discutido pelos estudantes de 1º período do curso de Direito durante o Júri Simulado realizado na segunda-feira (12/12), na FICR.

O Júri Simulado foi avaliativo e fechou atividades da disciplina Fundamentos de Sociologia e Antropologia Jurídica. De acordo com o educador Everaldo Gomes, responsável pela disciplina, a ideia do Júri Simulado é desenvolver competências como oratória, posicionamento de tribunal de júri e desenvolvimento de tese.

Como os estudantes estão no 1º período, eles ainda não têm capacidade técnica de classificar que é um crime, uma contravenção, delito ou analisar o crime a partir da perspectiva do Direito Penal. Sendo assim, o Júri Simulado é uma oportunidade de aprender novos conteúdos e desenvolver habilidades que não constam na grade curricular. “Esse é o diferencial da FICR. A gente consegue cumprir a grade, consegue preparar os alunos para a prova da OAB, mas também para que saiam para o mercado de trabalho com competências desenvolvidas. O aluno sai da faculdade sabendo se portar no Tribunal, olhando para um caso concreto e sabendo como o direito se aplica nesse caso concreto. Ele sai pronto do curso”, resumiu o educador Everaldo Filho.

Publicado por Marcelle Santana

25 junho 2024