2025
mar
21
Geral

Aula Magna de Psicologia debate o impacto da IA na saúde mental

Na última quarta-feira (19), o auditório da FICR foi palco da Aula Magna do curso de Psicologia, que teve como tema central a Inteligência Artificial (IA) e a chamada “quarta ferida narcísica”. O evento contou com a participação da renomada palestrante Véronique Donard, Doutora em Psicopatologia Clínica e membro do laboratório de pesquisas em ciberpsicologia e humanidades digitais do GT ciberpsicologia e interações Sociais ANPEPP.

A coordenadora do curso de Psicologia, Magali Viegas, destacou a relevância da temática, ressaltando que ela convida a uma reflexão profunda sobre a desumanização e o impacto da tecnologia na percepção de nós mesmos e dos outros. “Essa reflexão é essencial para formar profissionais críticos e conscientes das implicações éticas e emocionais da tecnologia na saúde mental”, afirmou.
A palestra de Véronique Donard estimulou um debate enriquecedor sobre os desafios impostos por esse novo cenário tecnológico. A discussão teve como objetivo capacitar os futuros psicólogos a compreenderem melhor seus pacientes em um mundo cada vez mais digitalizado.
A “quarta ferida narcísica” é um conceito que se refere ao impacto da IA na autoestima e na identidade humana. A tecnologia, ao simular e, em alguns casos, superar capacidades humanas, pode gerar sentimentos de inferioridade e desvalorização. A aula magna proporcionou um espaço de reflexão sobre como lidar com essas questões e preparar os futuros profissionais para os desafios da era digital.

Publicado por Marybel Oliveira

Notícias Recentes

23 abril 2025
FICR forma 1ª turma do Embarque Digital do curso ADS
21 abril 2025
Nota de Pesar
10 abril 2025
FICR Celebra o Dia Nacional da Biblioteca com Imersão Virtual