Alunos de Direito visitam TJPE e OAB-PE

Turma de Direito do 4º período em visita ao TJPE – Foto: Divulgação

Acompanhados do professor Diogo Ramos, duas turmas de direito da FICR (4º período manhã e 6º período manhã) participaram de mais uma visita técnica, hoje e ontem, respectivamente. Na oportunidade, os alunos foram ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e à sede da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Pernambuco (OAB-PE), ambos localizados no centro do Recife.

No TJPE, os estudantes da FICR, recebidos pelo presidente Leopoldo Raposo, foram apresentados a uma parte dos projetos sociais desenvolvidos pelo tribunal e tiveram a chance de ver como ocorre na prática, por exemplo, um processo de execução, exatamente a disciplina que o professor Diogo Ramos ministra para a turma do 6º período manhã.

“Não vimos uma audiência pública, mas tivemos uma noção de como ela ocorre e quais são os tipos de casos que geralmente o TJPE julga. É importante participar de uma visita técnica como essa por que o aluno não fica limitado apenas ao conteúdo dado em sala de aula”, afirmou o aluno Normando Siqueira (6º período manhã).

Turma de Direito do 6º período em visita à OAB-PE – Foto: OAB-PE

Já na OAB-PE, os alunos foram recepcionados pela secretária geral adjunta, Ana Luiza Mousinho, que representou a diretoria da Ordem na ocasião, e pelo advogado Paulo Rodrigo Lopes, vice-presidente da Comissão de Perícias Forenses (CPF), que é presidida pelo professor Diogo Ramos. Ana Luiza apresentou aos estudantes o organograma da OAB Pernambuco, bem como a composição de sua diretoria e Conselho Pleno.

O professor Diogo Ramos destacou os trabalhos da CPF, a primeira criada no Norte-Nordeste do Brasil, responsável pelo encaminhamento das matérias relacionadas ao tema e pela expansão do assunto através de cursos e palestras. Paulo Rodrigo Lopes salientou a importância de os estudantes se prepararem para realizar o Exame da OAB, que tem sido mais exigente a cada edição.

25 junho 2024
Estudantes realizam oficina de Power Point