mar

Roda de Diálogo “Luta contra a discriminação Racial”

sex, 24 mar, 11:00
Local: Sala 16

A Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife (FICR) realizará a roda de diálogo“Luta contra a Discriminação Racial: uma abordagem à luz obra de Lélia Gonzalez”. A conversa ocorrerá no dia 24, às 11h, na Sala 16, e encerrará a exposição Lélia Gonzalez instalada na Biblioteca durante a celebração do Dia Internacional da Mulher.

Como convidadas, o evento contará contribuição das facilitadoras Manoela Alves, Mestra e Membra do Movimento da Advocacia Negra em Pernambuco, e Laura Pires, Mestra em Direito, advogada e professora de Direitos Humanos e Civil. De acordo com Carla Lins, organizadora do evento e bibliotecária da FICR, a escolha da data da roda de diálogo está relacionada ao 21 de março, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. O evento é aberto ao público e contará com emissão de certificado para carga horária complementar.

Lélia Gonzalez –  Professora da Universidade Federal Fluminense (PPGS/UFF) e doutora em Sociologia pela USP e pesquisadora do Afro/CEBRAP, a história de vida e a produção intelectual de Lélia Gonzalez é um prato cheio para diversas discussões. Mulher, negra, intelectual e ativista pioneira nas discussões sobre a relação entre gênero e raça, Lélia propôs uma visão afro-latino-americana do feminismo, um marco conceitual para a compreensão da identidade brasileira e de seus irmãos de continente: a amefricanidade. A vida de Lélia Gonzalez e sua produção intelectual atravessa a filosofia, psicanálise e candomblé para explicar a cultura brasileira.

Publicado por Marcelle Santana

Eventos Recentes