Na última quarta-feira (19), o auditório da FICR foi palco da Aula Magna do curso de Psicologia, que teve como tema central a Inteligência Artificial (IA) e a chamada “quarta ferida narcísica”. O evento contou com a participação da renomada palestrante Véronique Donard, Doutora em Psicopatologia Clínica e membro do laboratório de pesquisas em ciberpsicologia e humanidades digitais do GT ciberpsicologia e interações Sociais ANPEPP.
A coordenadora do curso de Psicologia, Magali Viegas, destacou a relevância da temática, ressaltando que ela convida a uma reflexão profunda sobre a desumanização e o impacto da tecnologia na percepção de nós mesmos e dos outros. “Essa reflexão é essencial para formar profissionais críticos e conscientes das implicações éticas e emocionais da tecnologia na saúde mental”, afirmou.
A palestra de Véronique Donard estimulou um debate enriquecedor sobre os desafios impostos por esse novo cenário tecnológico. A discussão teve como objetivo capacitar os futuros psicólogos a compreenderem melhor seus pacientes em um mundo cada vez mais digitalizado.
A “quarta ferida narcísica” é um conceito que se refere ao impacto da IA na autoestima e na identidade humana. A tecnologia, ao simular e, em alguns casos, superar capacidades humanas, pode gerar sentimentos de inferioridade e desvalorização. A aula magna proporcionou um espaço de reflexão sobre como lidar com essas questões e preparar os futuros profissionais para os desafios da era digital.