jul

FICR realiza Encontro Pedagógico 2023.2

Educadores, Coordenadores de Curso e Coordenador Geral Acadêmico participarão, entre os dias 2 e 7 de agosto, do Encontro Pedagógico FICR, cujo tema será “O PAPEL DO EDUCADOR NA ERA DA INOVAÇÃO ABERTA”. O evento terá como objetivo construir o planejamento acadêmico dos cursos de graduação e preparar o corpo docente para os desafios do segundo semestre letivo de 2023.

O conceito de inovação aberta surge a partir da constatação de que o modelo tradicional de inovação das empresas está ultrapassado. Desenvolvido por Henry Chesbrough, professor e diretor executivo no Centro de Inovação Aberta da Universidade de Berkeley, consiste na ampliação do conceito de inovação, de forma que exista colaboração entre empresas, órgãos públicos e pessoas de fora da organização para a criação de novos produtos e serviços. A inovação aberta traz uma nova perspectiva para as empresas e para as universidades que possuem laboratórios, mão de obra altamente especializada e recursos para oferecer soluções inovadoras. ​​

Em sua abertura, o Encontro Pedagógico FICR contará com a palestra INOVAÇÃO ABERTA: A IMPORTÂNCIA DO DOCENTE NA RELAÇÃO UNIVERSIDADE X EMPRESA, que será ministrada pelo Prof. Dr. Genésio Gomes, doutor em Ciência da Computação pelo Cin/UFPE em grupo de pesquisa sobre tecnologias educacionais, professor de Empreendedorismo da Universidade de Pernambuco e fundador do Células Empreendedoras, empresa através da qual ganhou diversos prêmios nacionais em educação empreendedora e inovação aberta. O Prof. Dr. Genésio Gomes também é embaixador da Campus Party, maior evento de tecnologia e inovação do mundo, investidor e membro do conselho da Polimex Bioplásticos, startup de fabricação de plásticos biodegradáveis.

O evento contará ainda com as oficinas “Recursos e ferramentas para uso da Inteligência Artificial na educação” e “Curricularização da Extensão Universitária: como formular e implementar projetos extensionistas nos cursos de graduação”, além de um bate-papo sobre os indicadores de desempenho docente.

Confira a programação:

• 02 DE AGOSTO | QUARTA-FEIRA

18h30 | Abertura do Encontro Pedagógico 2023.2
Público: Todos os Docentes

Momento de Espiritualidade (Coordenação de Pastoralidade | José Cordeiro) Palavra da Direção Geral (Profa. Polyana Moreno)
Palavra da Coordenação Geral Administrativa (Jéssica Parente)
Palavra da Coordenação Geral Acadêmica (Prof. Frederico Barros) Palestra – INOVAÇÃO ABERTA: A IMPORTÂNCIA DO DOCENTE NA RELAÇÃO UNIVERSIDADE X EMPRESA (Prof. Dr. Genésio Gomes | UPE)

• 03 DE AGOSTO | QUINTA-FEIRA

09h | Bate-Papo – Indicadores Acadêmicos de Desempenho Docente
Facilitadores: Prof. Frederico Barros (Coordenador Geral Acadêmico) e Prof. Jorge Bernardo (Coordenador dos Cursos de Gestão)

10h30| Bate-Papo – Alinhamento sobre as rotinas do DP
Facilitador: Luiz Júnior (Supervisor de RH da FICR)
Público: Todos os Docentes

19h| Apresentação da Universidade Corporativa do Grupo UBEC (UniUBEC)
Facilitador: Idalberto José das Neves Junior

• 04 DE AGOSTO | SEXTA-FEIRA

09h | Oficina – Recursos e ferramentas para uso da Inteligência Artificial na educação.
Facilitadores: Prof. Jorge Bernardo (Coordenador dos Cursos de Gestão) e Prof. Jonathas Silva (Docente dos Cursos de Tecnologia)
Local: Laboratório de Computação 1
Público: Todos os Docentes

19h | Oficina – Curricularização da Extensão Universitária: como formular e implementar projetos extensionistas nos cursos de graduação.
Facilitador: Prof. Diogo Helal (Coordenador de Pesquisa e Extensão)

• 07 DE AGOSTO | SEGUNDA-FEIRA

09h| Reunião – Planejamento Acadêmico do Curso de Direito
Facilitador: Prof. Diogo Ramos (Coordenador do Curso de Direito)