dez

Estudantes participam do 1º Tech FICR Inovation

A FICR realizou, nos dias 6 e 7 de dezembro, o 1º Tech FICR Inovation – Semana de Tecnologia. O evento teve como objetivo proporcionar aos alunos temas transversais às suas áreas de conhecimento e dividiu sua programação entre palestras, minicursos e debates para que fosse possível expor assuntos de relevância para a formação acadêmica, promover reflexões comuns aos futuros profissionais e desenvolver a experiência prática dos estudantes.

Segundo Sidney Cunha, coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, os temas escolhidos e trabalhados no evento são – muitas vezes – exigidos por empresas do setor público e privado. “Ao realizar o 1º Tech FICR Inovation, a FICR amplia o conhecimento do aluno por meio de uma imersão, trazendo temas importantes para a formação dos estudantes”, explicou Sidney Cunha.

Durante a abertura do evento, os organizadores do evento apresentaram os times que participaram do Demoday – Kick Off 2022.2, ação que envolveu 46 equipes de Instituições de Ensino Superior (IES) desenvolvedoras de uma solução com base tecnológica para o tema “As pontes que o esporte constrói”. A FICR emplacou 2 equipes entre os 10 melhores projetos. Foram eles: o Rec’n’Bike (squad 35) e ECCO Faixa (squad 34), chegando a conquistar o 2º lugar com o ECCO Faixa. Os estudantes conheceram ainda a startup “PrintF”, projeto que nasceu na FICR e que busca promover soluções tecnológicas e preparar os jovens estudantes para o mercado de trabalho.

Para os estudantes, o 1º Tech FICR Inovation foi boa oportunidade para construir novos conhecimentos e explorar técnicas pela primeira vez. A estudante Vitória Lúcia, por exemplo, participou do minicurso “Edição de Imagens” por curiosidade e por ter como ministrante o professor Jonatas da Silva, seu professor em outras disciplinas do curso. “Eu nunca mexi em Photoshop na minha vida e está sendo muito legal. Poderei usar esse conhecimento para o curso ou como hobby. Quem sabe, né?”, relatou a estudante.

Como programação, a Semana de Tecnologia contou com um debate sobre “Saúde do Trabalho”, as palestras “Mineração de Dados” e “Propriedade Intelectual: registrando os principais elementos de tecnologia”. Os alunos participaram ainda de minicursos sobre “Edição de Imagem”, “Marketing Digital” e “SpringBoot com Java”.

Publicado por Marcelle Santana

25 junho 2024