Alunos da FICR conquistam 2º lugar no Demoday – Kick Off 2022.2

Estudantes de Análise e Desenvolvimento de Sistemas criaram um protótipo do ECCO Faixa, um equipamento que auxilia deficientes visuais a jogarem futebol de 5, jogo praticado por atletas cegos.

Os estudantes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas fizeram bonito, ontem (29), na etapa final do Demoday, iniciativa que integra o projeto Onboard de Residência de Software do Porto Digital. O squad 34, composto por estudantes da Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife (FICR), idealizou o projeto ECCO Faixa e conquistou o 2º geral na maratona de criação de protótipos. A Demoday  – Kick Off 2022.2 envolveu 46 equipes de estudantes de Instituições de Ensino Superior que desenvolveram uma solução de base tecnológica para o tema “As pontes que o esporte constrói”.

Além do projeto ECCO Faixa, a FICR também foi representada pelo squad 35 e o protótipo do Rec’n’ Bike, um aplicativo que monetiza os passeios ciclísticos na cidade do Recife através da divulgação de marcas publicitárias e incentiva o uso de bicicletas, fazendo bem ao corpo e ao meio ambiente. O Rec’n’ Bike marcou presença e esteve entre os 10 melhores projeto no Kick Off2022.2, reunião na fase inicial de um projeto para alinhar detalhes entre os stakeholders envolvidos.

A Coordenadora Geral Acadêmica da FICR, Polyana de Souza, prestigiou e parabenizou a iniciativa Onboard de Residência e Embarque Digital e, especialmente, os estudantes da FICR. “Estamos há seis meses no Projeto e já emplacamos dois squads (times) entre os 10 melhores projetos e ganhamos o segundo lugar. É uma grande satisfação e alegria estar aqui e, através dessa parceria, cumprir o nosso propósito de excelência educacional”, agradeceu Polyana de Souza.

Todos os estudantes estavam muito felizes com a possibilidade de apresentar suas ideias, suas conquistas e projetos aos coordenadores, empresas parceiras e Instituições de Ensino Superior, mas, para o squad 34, a alegria tinha um sabor especial pelo caráter social que a proposta carrega. “Ficamos, sim, muito felizes, muito empolgados mesmo! É uma grande conquista para cada um de nós e se Deus quiser, será uma grande mudança na vida de muitos”, desejou estudante Lucas Matheus, integrante do squad 34.

O Projeto ECCO Faixa é um equipamento que ajuda deficientes visuais a localizarem a bola e que envia dados com instruções espaciais aos atletas. A ideia surgiu após o squad conversar com Pedro, deficiente visual e estudante de Recursos Humanos da FICR, que relatou suas dificuldades com o esporte e ajudou o squad 34 a aprimorar a experiência desportiva através do aplicativo.

Clique e saiba mais sobre a ECCO Faixa e o Rec’n’ Bike.

Publicado por Marcelle Santana

25 junho 2024