Geral
UBEC celebra 50 anos de dedicação à missão de educar
A União Brasileira de Educação Católica (UBEC), mantenedora da Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife (FICR) celebra, no próximo dia 12, meio século de dedicação à missão de educar. A Instituição, nascida em 1972 com o objetivo de manter instituições católicas de ensino e construir uma rede de educação sólida e de qualidade, hoje vê os seus princípios e valores serem multiplicados em dez Unidades de Missão localizadas no Centro-Oeste, Sul, Norte, Nordeste e Sudeste.
Com o tema “Memória, presença e profecia”, as dimensões de passado, presente e futuro são eixos estruturantes e norteadores da ação celebrativa, que se baseia também nas dimensões fundamentais à missão da UBEC e da FICR: identidade, a educação e o compromisso social.
Segundo o Diretor Geral da FICR, Victor Hugo D Albuquerque Lima, a relevância social do Grupo para Pernambuco é muito forte pois o estado tem mais de 50% da população em situação de vulnerabilidade social – como aponta dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV Social), além de possuir uma das maiores taxas de desemprego no país de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“Diante desta conjuntura socioeconômica fica ainda mais evidente a importância da missão da UBEC. Com o apoio do grupo e com o forte trabalho em equipe, com o engajamento do nosso time aqui da FICR, sinto que podemos fazer a diferença em Pernambuco, em Recife. Podemos mudar a vida de diversas pessoas por meio da educação superior de qualidade”, afirma.
Victor Hugo ainda destaca a grande ação promovida pela UBEC dentro da FICR que foi a concessão das 400 bolsas de estudo para pessoas que tinham o sonho de ingressar em uma faculdade, mas que não podiam arcar com os custos desse estudo.
“A ação foi um sucesso, diversos estudantes puderam ser beneficiados e poderão enfim iniciar esse sonho. Estamos trazendo mais pessoas para vivenciar nossa pastoralidade, nossos valores e para se prepararem para uma mudança de vida através do ingresso no ensino superior, e consequentemente, no mercado de trabalho, com emprego e renda para várias famílias carentes no futuro”, salienta.
Para o presidente do Conselho das Associadas do Grupo UBEC, Ir. Olavo José Dalvit, o cinquentenário da Instituição é um chamado a seguir servindo, sem medir esforços, como Igreja que caminha junto com seu povo, compartilhando as dificuldades, cultivando sonhos em prol de uma educação inclusiva e transformadora.
“Celebrar o Jubileu significa ter consciência da nossa existência, presença e missão como Grupo UBEC e potencializar a nossa identidade, acreditar no projeto educativo que entregamos à sociedade e assumir, mais uma vez, o compromisso social de contribuir com a mudança de vida daqueles que precisam de nós”, apontam.
História
A origem do cinquentenário grupo educacional está na experiência internacional em educação e atuação missionária e evangelizadora de cinco congregações religiosas, somada à uma diocese: Irmãs Salesianas, Irmãos Lassalistas, Irmãos Maristas, Irmãos e Padres Estigmatinos, Irmãos e Padres Salesianos e Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano. A pluralidade de instituições religiosas enriquece e potencializa o jeito de educar da UBEC, além de ser uma experiência de sinodalidade – de “caminhar juntos”.
Segundo o presidente do Conselho de Administração do Grupo UBEC, Pe. Geraldo Adair da Silva, o grupo é fruto da união de pessoas de fé impregnados pelo carisma dos fundadores. “Desde o lançamento da pedra fundamental, que inicia essa caminhada em solo brasiliense, até os dias de hoje, em que chegamos às cinco regiões brasileiras, trazemos em nossa trajetória a marca de um trabalho construído por muitas mãos, vozes, pensamentos e sentimentos que, juntos, tornaram realidade o ideal de educação e evangelização dos seus santos fundadores – que nos inspiram no presente pela resiliência, amorosidade, trabalho empreendedor e o amor à educação”, finaliza.
Publicado por Maria Vieira