fev

Aula Magna de Direito da FICR aborda a Teoria e Prática do Direito e Reforma Previdenciária

George Brown

Os alunos e professores de Direito da FICR participaram da Aula Magna durante o dia de ontem (22 de fevereiro). No turno da manhã, a convite do coordenador do curso, professor Pedro Spíndola, o PhD em Filosofia pela Tulane University (EUA) e professor do programa de pós-graduação da UFPE, George Browne, apresentou a palestra Teoria e Prática do Direito, no Auditório Champagnat.

Em sua explanação, Browne destacou a necessidade de os estudantes conhecerem a origem e base sobre as quais o direito se sustenta, como também a questão do papel e da importância daqueles que se dedicam à prática jurídica. “Por exemplo, um juiz deve possuir certas características pelas quais seja capaz de integrar o conhecimento e o exercício prático. O magistrado não deve simplesmente aplicar o que diz uma lei e sim construir a jurisprudência, decisão tomada em função de cada situação concreta”, afirmou.

No final da palestra, George Browne ressaltou que os estudantes de direito não podem se formar apenas para ler códigos e tratados. “Eles têm que aprender sobre a vida, porque o direito é a forma pela qual toda a vida passa”, sentenciou. Para os alunos da turma da noite, Pedro Spíndola convidou o professor de Direito Previdenciário da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção de Pernambuco (ESA-PE), Victor Brederodes, que apresentou a palestra Reflexões sobre os fundamentos da Reforma Previdenciária.

Victor Brederodes

Texto: Bruno Holanda