Notícias
Proteção Jurídica à Mulher no Ambiente de Trabalho é tema de Seminário na Marista
Fabiano Ferraz na abertura do seminário
Para homenagear o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março, a Faculdade Marista realizou na manhã de hoje, no Auditório Apipucos, o Seminário Proteção Jurídica à Mulher no Ambiente de Trabalho. O evento contou com as palestrantes Isabela Lins de Carvalho (Advogada membro da Comissão de Direito do Trabalho da OAB-PE) e Patrícia Carvalho (Advogada trabalhista e especialista em Direitos Humanos).
“A trajetória de luta das mulheres teve início no século 19. Apesar das conquistas ainda há muitas questões que precisam de avanço”, frisou o vice-diretor acadêmico Fabiano Ferraz. “Mais do que comemorar a data de hoje, precisamos debater a condição da mulher na nossa sociedade e em um âmbito tão importante quanto o trabalhista em que tantas discriminações são recorrentes”, acrescentou o coordenador adjunto do curso de Direito, Pedro Spíndola.
Isabela Lins de Carvalho
Em sua explanação, Isabela Lins de Carvalho trouxe uma abordagem geral da legislação trabalhista e mostrou que a pauta do preconceito com a mulher no ambiente de trabalho é atualíssima. “O tema deste seminário é importante pois mesmo com a evolução das leis, a discriminação com a mulher ainda existe”, afirmou.
A advogada mostrou alguns exemplos de discriminação contra a mulher no ambiente corporativo, como no caso em que colaboradoras de uma empresa eram impedidas de usar o refeitório masculino, fazendo as refeições no sanitário feminino. Em outra situação, ela contou que um diretor de empresa foi demitido após defender o seu ponto de vista num debate radiofônico. “Ele entendia uma legítima diferença remuneratória entre homens e mulheres porque as mulheres ‘adoecem’ uma vez por mês”, contou sobre o caso que aconteceu na Nova Zelândia.
Patrícia Carvalho
Já Patrícia Carvalho falou um pouco da condição da mulher no ambiente de trabalho, da proteção jurídica feminina e ressaltou que o trabalho é parte da vida das pessoas, das mulheres e considerado um direito humano fundamental. “É muito importante pensar na necessidade da proteção jurídica à mulher, da condição feminina na sociedade e na igualdade de direitos para todos os cidadãos. No dia de hoje, as mulheres estão reunidas no mundo inteiro celebrando, refletindo, comemorando o seu dia e pensando na sua condição no trabalho, na família e na vida”, destacou.
Fotos: Comunicação e Marketing / Faculdade Marista