2017
dez
12
Notícias

Reencontro Ex-Alunos Marista e FICR abordou o protagonismo na carreira profissional

O bom filho a casa torna é um ditado popular muito usado quando se pretende afirmar que alguém retornou às suas origens. Foi pegando carona nesse provérbio, que a FICR realizou na noite do último dia 6 de dezembro, o Reencontro Ex-Alunos Marista e FICR, que teve como tema Você tem sido protagonista na transformação da sua carreira?

Durante a abertura do evento, o vice-diretor acadêmico, Ernandes Rodrigues, falou da satisfação de promover o reencontro. “É um prazer imenso estar como vocês”. Já o professor Marcelo Leitão, coordenador dos cursos de gestão, ressaltou que está sempre mantendo contato com ex-alunos. “Temos trabalhado bastante para promover eventos focados em conteúdo de qualidade. Nossas portas estarão sempre abertas para que vocês também possam aproveitar de tudo isso”, ressaltou.

Ernandes Rodrigues

Para o reencontro dos ex-alunos, a FICR trouxe uma palestra que interessa a qualquer profissão. A convidada da noite foi a presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos em Pernambuco (ABRH/PE), Ana Karla Cantarelli, que falou sobre o tema Protagonismo da Transformação.

Em sua explanação, Ana Karla afirmou que a temática está em pauta nos principais debates sobre gestão de carreira e de futuro. “A responsabilidade da carreira profissional compete a cada um. É preciso desconstruir o modelo que aponta a organização empresarial como a responsável pelo desenvolvimento dos colaboradores. É absolutamente o contrário”, disse.

Ana Karla Cantarelli

De acordo com ela, há uma tendência de vitimização e para que as mudanças ocorram é preciso movimentação. “Protagonismo é você tomar as rédeas da sua história para fazer acontecer”, afirmou. Dentro da transformação da carreira, há alguns itens extremamente importantes na questão do protagonismo.

“O primeiro deles é desenvolver o autoconhecimento. As pessoas vão precisar cada dia mais entender quem elas são, quais as suas fragilidades e potencialidades. Outro aspecto é o conhecimento técnico de alto nível, ou seja, investir o máximo que puder nas competências ligadas à profissão”, explicou Ana Karla.

Após a palestra, houve um painel de discussão com a participação de um ex-aluno de cada curso. Foram eles: Alfredo Beuttenmuller (Direito), Patrícia de Cássia (Administração), André Melo (Sistemas para Internet) e Simone Serra (Gestão de RH). Exceto Alfredo, todos são atuais professores da FICR.

Painel de discussão: Ana Karla Cantarelli, Simone Serra, André Melo, Patrícia de Cássia e Alfredo Beuttenmuller

A FICR agradece a participação da empresa Emulzint, através da consultora Ana Paula Pereira, que trouxe o Projeto Pão Amigo, em parceria com a AACD. Eles cederam o coffee break oferecido após o evento.

 

Texto: Bruno Holanda
Revisão: Gabriela Ribeiro
Fotos: Rafaela Arandas e Bruno Holanda
Comunicação e Marketing FICR

 

 

Publicado por FICR

Notícias Recentes

11 março 2024
FICR REALIZA EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DAS MULHERES.
26 fevereiro 2024
Campanha Páscoa solidária
22 fevereiro 2024
FICR, realiza programação de três dias para o início do semestre