2017
mar
08
Notícias

Proteção Jurídica à Mulher no Ambiente de Trabalho é tema de Seminário na Marista

Fabiano Ferraz na abertura do seminário

Para homenagear o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março, a Faculdade Marista realizou na manhã de hoje, no Auditório Apipucos, o Seminário Proteção Jurídica à Mulher no Ambiente de Trabalho. O evento contou com as palestrantes Isabela Lins de Carvalho (Advogada membro da Comissão de Direito do Trabalho da OAB-PE) e Patrícia Carvalho (Advogada trabalhista e especialista em Direitos Humanos).

“A trajetória de luta das mulheres teve início no século 19. Apesar das conquistas ainda há muitas questões que precisam de avanço”, frisou o vice-diretor acadêmico Fabiano Ferraz. “Mais do que comemorar a data de hoje, precisamos debater a condição da mulher na nossa sociedade e em um âmbito tão importante quanto o trabalhista em que tantas discriminações são recorrentes”, acrescentou o coordenador adjunto do curso de Direito, Pedro Spíndola.

Isabela Lins de Carvalho

Em sua explanação, Isabela Lins de Carvalho trouxe uma abordagem geral da legislação trabalhista e mostrou que a pauta do preconceito com a mulher no ambiente de trabalho é atualíssima. “O tema deste seminário é importante pois mesmo com a evolução das leis, a discriminação com a mulher ainda existe”, afirmou.

A advogada mostrou alguns exemplos de discriminação contra a mulher no ambiente corporativo, como no caso em que colaboradoras de uma empresa eram impedidas de usar o refeitório masculino, fazendo as refeições no sanitário feminino. Em outra situação, ela contou que um diretor de empresa foi demitido após defender o seu ponto de vista num debate radiofônico. “Ele entendia uma legítima diferença remuneratória entre homens e mulheres porque as mulheres ‘adoecem’ uma vez por mês”, contou sobre o caso que aconteceu na Nova Zelândia.

Patrícia Carvalho

Já Patrícia Carvalho falou um pouco da condição da mulher no ambiente de trabalho, da proteção jurídica feminina e ressaltou que o trabalho é parte da vida das pessoas, das mulheres e considerado um direito humano fundamental. “É muito importante pensar na necessidade da proteção jurídica à mulher, da condição feminina na sociedade e na igualdade de direitos para todos os cidadãos. No dia de hoje, as mulheres estão reunidas no mundo inteiro celebrando, refletindo, comemorando o seu dia e pensando na sua condição no trabalho, na família e na vida”, destacou.

Fotos: Comunicação e Marketing / Faculdade Marista

 

Publicado por FICR

Notícias Recentes

11 março 2024
FICR REALIZA EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DAS MULHERES.
26 fevereiro 2024
Campanha Páscoa solidária
22 fevereiro 2024
FICR, realiza programação de três dias para o início do semestre