MEC aponta a FICR como uma das melhores faculdades de PE

A Instituição está entre as cinco melhores Instituições de Ensino Superior privadas do Recife e entre as 10 melhores IES do estado de Pernambuco

A Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife (FICR) conquistou, mais uma vez, o Índice Geral de Cursos (IGC) 4, pontuação dadas às Instituições de Ensino Superior em uma escala de 1 a 5. A avaliação feita pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) referente ao Índice Geral de Cursos (IGC) 2021 e ao Conceito Preliminar de Cursos (CPC), dois dos principais indicadores nacionais de qualidade da Educação superior, foi divulgada no final do mês de março.

Com o resultado divulgado neste ano, a FICR se mantém entre as cinco melhores Instituições de Ensino Superior (IES) particulares de Recife. Atualmente, a FICR é a 3ª melhor faculdade particular do Recife e integra o grupo das 10 melhores IES do estado. “O investimento na infraestrutura e no corpo docente, a inovação no projeto pedagógico, o engajamento de estudantes e educadores são elementos essenciais para o resultado na avaliação do MEC”, acredita a Diretora Geral da FICR, professora Polyana Moreno.

O cálculo do IGC é realizado anualmente e leva em consideração a média do Conceito Preliminar do Curso (CPC) dos últimos três anos e a avaliação dos cursos de pós-graduação de cada IES. O Índice varia de 1 a 5 e as instituições com notas 4 e 5 são consideradas de excelência.

“O índice sintetiza em um único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação da instituição. É um conceito que demonstra a qualificação da instituição, validando a nossa proposta pedagógica, corpo docente e técnico-administrativo, a infraestrutura e excelentes práticas de gestão institucional. É uma imensa alegria receber este resultado”, explicou a professora Polyana Moreno.

Como método de análise, o CPC e o IGC consideram os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação. Nesse sentido, são considerados os conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial e a satisfação dos universitários com as IES, avaliados por meio de questionário.

Publicado por Marcelle Santana