2017
set
28
Notícias

Manhã de palestras na FICR esclarece as mudanças da Reforma Trabalhista

Margareth Rubem, Juliana Cruz e Cássia Barata. Fotos: Comunicação e Marketing FICR

No último mês de julho, o presidente da República, Michel Temer, sancionou a Reforma Trabalhista, que entra em vigor a até o final de 2017. Contudo, as mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a relação entre patrão e empregado ainda geram muitas dúvidas para a população. Para atualizar os alunos sobre o tema, a FICR realizou um ciclo de palestras na manhã de ontem, no Auditório Apipucos. O primeiro tema Direito Material do Trabalho foi explanado pela juíza do trabalho do TRT 6ª Região, Cássia Barata.

De acordo com a juíza, muitas inovações ocorreram no direito material do trabalho e algumas novidades foram trazidas pelo legislador como a regulamentação do teletrabalho (home office) e o contrato de trabalho intermitente. “Algumas questões são normas de retrocesso social que não estão em comunhão com as normas internacionais e com a própria constituição, como é o caso da insalubridade”, afirmou. “Além disso, outras normas de adequação da CLT, como é o caso das multas administrativas, foram atualizadas, e outras questões que foram trazidas para a norma já eram debatidas em jurisprudência e agora foram normalizadas pelo legislador da CLT”, informou.

Margareth Rubem

Em seguida, a advogada e especialista em direito sindical, Margareth Rubem, ministrou a palestra Direito Coletivo do Trabalho, na qual apresentou ao público os principais impactos que as inovações da reforma trabalhista vão trazer para o direito coletivo do trabalho. “Um ponto no qual os sindicatos estão bastante críticos é com o fim da obrigatoriedade do imposto sindical, que até então vigora para todos os trabalhadores, sindicalizados ou não. Isso vai trazer uma consequência negativa para os sindicatos em relação à fonte de receita”, declarou.

Segundo Margareth, a reforma trabalhista diz que o acordo coletivo de trabalho terá prevalência sobre a convenção coletiva. “O acordo coletivo mesmo trazendo desvantagem para o trabalhador terá prevalência”, informou. “Além disso, a vigência da norma coletiva não pode ultrapassar dois anos e o que foi acordado na convenção se não for renovada depois deixará de ter efeito”, falou. O evento terminou com a advogada trabalhista e diretora da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas, Juliana Cruz, que abordou o Direito Processual do Trabalho.

Juliana Cruz

Publicado por FICR

Notícias Recentes

11 março 2024
FICR REALIZA EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DAS MULHERES.
26 fevereiro 2024
Campanha Páscoa solidária
22 fevereiro 2024
FICR, realiza programação de três dias para o início do semestre