I Semana de Tecnologia apresentará produtos da Cultura Maker

O evento contará com a participação de Isaac Vitor, IoT Developer & Senior Software Engineer da empresa Accenture

Entre os dias 11 e 13 de junho, a Faculdade Imaculada Conceição do Recife – FICR promoverá sua primeira Semana de Tecnologia, um evento para apresentar os produtos desenvolvidos pelos estudantes dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet para profissionais do mercado.

Para o prof. Ernandes Rodrigues, diretor acadêmico da Faculdade, “esse é um momento ímpar, que abre espaço para os estudantes apresentarem o resultado dos seus esforços durante o semestre, além de receberem feedback da banca de professores e profissionais de mercado, ampliando a sua aprendizagem”, explica.

A apresentação de artefatos tecnológicos é resultado do novo modelo pedagógico implantado nos cursos de tecnologia da FICR, que tem como base a Cultura Maker.  Pautada na resolução de problemas, ela estimula o aprender por meio da prática, preparando o estudante para ser mais analítico e protagonista de sua carreira. Nesse modelo, são utilizadas metodologias ativas como sala de aula invertida, rotação individual, aprendizagem baseada em problemas, em projetos e por equipes.

Buscando atender às demandas reais da sociedade, a nova proposta atua na construção de uma educação disruptiva, envolvendo questões socioambientais, inclusão, direitos humanos e diversas outras possibilidades.

Na prática

Para a estudante do primeiro período de Sistemas para Internet, Aline Rosa,  a proposta de um curso híbrido, com a possibilidade de aprendizado prático desde o início, fez toda a diferença na hora de escolher a FICR.

“Terminaremos esse primeiro período com um projeto vivo, com conhecimento prático, o que não acontece em instituições com metodologias tradicionais, e ao  final do curso, teremos um portfólio pronto para apresentar no mercado. Não consigo pensar como seria estudar programação por um método tradicional, onde assistimos aulas e fazemos provas, sem dúvida, levaria muito mais tempo para alcançar esse aprendizado”, relata.

Para saber mais sobre o curso de Graduação ADS e Sistemas para Internet na FICR confira o vídeo.

Prof. André Melo, coordenador dos cursos de Tecnologia, explica que os novos processos implantados na FICR são um marco revolucionário na forma de se aprender. “Com essas metodologias, cria-se um elo mais forte entre academia e mercado, onde o estudante amadurece mais cedo, entende melhor as rotinas de mercado e desenvolve diferenciais competitivos”, ressalta o professor.

A semana de Tecnologia terá uma palestra sobre Tecnologia e Cultura Maker e contará com a participação Isaac Vitor, IoT Developer & Senior Software Engineer da Accenture, empresa global de consultoria de gestão, Tecnologia da Informação e outsourcing. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

FICR e Grupo UBEC

Com 46 anos de tradição, o grupo Ubec é o 5° melhor grupo educacional do Brasil, tendo o 1° lugar em visão de futuro*. São oito instituições de ensino, de educação básica e superior, localizadas no Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco e Tocantins, incluindo a modalidade EAD, que rompe fronteiras e já está presente em diversas regiões do Brasil e também do exterior. A FICR é a precursora do desafio do Grupo de expandir seu modelo de ensino católico para a região norte-nordeste do país. A  educação católica do grupo Ubec Católica  chancela qualidade e inovação em todas  as  suas instituições de ensino.

Comunicação Ubec – Nívia Cerqueira