2022
nov
28
Notícias

FICR participa de Copa Solidária

Tradicionalmente, durante o período de Copa do Mundo, vivemos momentos emocionantes de torcida, espírito esportivo e partilha. Neste ano, a competição entre seleções inspirou também uma gincana de solidariedade nas Unidades de Missão do Grupo UBEC em todo o Brasil: a Copa Solidária.

O projeto, resultado de uma adaptação do contexto da Copa do Mundo às práticas institucionais de impacto à comunidade, promove a arrecadação de donativos para entidades que atendam à população local em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa está conectada com o apelo da Igreja Católica em celebrar o “Dia Mundial dos Pobres”, assim como o Advento, período marcado pela preparação para a celebração do Natal.

Entre os dias 21 de novembro e 16 de dezembro, os colaboradores de nossos Colégios, Instituições de Ensino Superior e Escritório Central se organizarão voluntariamente em times para a arrecadação de itens que possam ser doados. Cada time será responsável por mobilizar o maior número de pessoas (dentre estudantes, responsáveis, demais colaboradores e familiares) para a doação de alimentos, roupas, itens de higiene e limpeza e brinquedos. Cada categoria de doação será enquadrada em uma respectiva faixa de pontuação e ao final da gincana, o time que obtiver a maior somatória de pontos receberá o troféu de campeão e realizará a doação para a instituição selecionada.

Impacto social

A ação foi criada para promover uma rede de solidariedade que extrapole as dimensões geográficas, unindo as Unidades de Missão em Pernambuco, Tocantins, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal em uma corrente de empatia, cuidado e compromisso integral. A iniciativa, que está em plena comunhão com a missão, os valores e os princípios institucionais, busca alcançar um público total de mais de 27 mil pessoas, entre educadores e estudantes.

Segundo o presidente do Conselho de Administração do Grupo UBEC, Pe. Geraldo Adair da Silva, a Copa Solidária é mais uma ação desenvolvida pela instituição que fortalece a atuação da UBEC enquanto aldeia educativa: “O projeto é uma forma de alinharmos a vivência deste contexto esportivo com o propósito institucional de colaborar com a vida de populações mais vulneráveis nos espaços geográficos onde desenvolvemos nossa atuação”, afirma.

Na cidade do Recife, no período de 28/11/2022 a 16/12/2022, ocorrerá uma ação voltada a arrecadação de donativos a ser distribuídos a instituições sociais localizadas nos bairros vizinhos. A ação será organizada pela Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife (FICR), situada no bairro da Iputinga, Recife-PE, e contará com a participação ativa da comunidade educacional (professores, colaboradores e alunos). De acordo com Larissa Santos, assistente de Gestão de Pessoas, “a gincana tem um fator muito importante para os nossos educadores e estudantes: promover a comunhão, a empatia e o laço de fraternidade que há em nossa Instituição e expandir esse sentimento de solidariedade e união, impactando vidas para além dos muros da FICR”, refletiu Larissa Santos.

Doações

Todas as pessoas interessadas podem participar do projeto, realizando as doações de: alimento não perecível; roupa de Cama e Banho; kit de itens de Higiene Pessoal (opção 1: sabonete, escova de dente, creme dental ou opção 2: pacote de absorvente ou pacote de lenço umedecido); roupas; brinquedos ou Cesta Básica.

Para contribuir com os donativos, basta comparecer à Biblioteca, das 8h às 21h e depositar os itens nas caixas de coleta identificadas com a campanha Copa Solidária. Em caso de dúvida, entre em contato com o Comitê Organizador do Projeto pelo e-mail: pastoralidade@ficr.edu.br.

Publicado por Marcelle Santana

Notícias Recentes

11 março 2024
FICR REALIZA EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DAS MULHERES.
26 fevereiro 2024
Campanha Páscoa solidária
22 fevereiro 2024
FICR, realiza programação de três dias para o início do semestre