fev

Faculdade Marista vai firmar convênio com a Defensoria Pública de Pernambuco

Sergio Torres ao lado do Defensor Público-Geral do Estado, Manoel Jerônimo de Melo Neto, e o Subdefensor Público-Geral, Fabrício de Lima (Foto: Divulgação)

A Faculdade Marista vai firmar convênio com a Defensoria Pública de Pernambuco. Por meio desse convênio, o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da instituição vai atuar como uma extensão da defensoria, recebendo causas encaminhadas pelo call center do órgão e demandas captadas pela própria faculdade entre as pessoas carentes das comunidades da região de Apipucos.

De acordo com o coordenador do curso de Direito, desembargador Sergio Torres, os estudantes da Marista vão preparar, sob a supervisão do advogado do NPJ, as petições iniciais (das ações judiciais) que serão encaminhadas à defensoria para posterior ajuizamento das ações na justiça estadual. “Além de atuar na preparação das petições, nossos alunos poderão acompanhar pessoalmente os defensores públicos na defesa das ações que eles ajudaram a elaborar, com o defensor público compartilhando sua experiência com o estudante que preparou a petição inicial”, afirmou.

O convênio também assegura a preferência dos alunos da faculdade conveniada no ingresso na “residência jurídica” que a Defensoria Pública vai criar para recém-formados em direito. Eles atuarão como auxiliares dos defensores e poderão receber uma bolsa remunerada pelos serviços prestados, e cujo período será considerado como atividade jurídica para fins de concurso. “O convênio só traz vantagens para ambas as instituições e, especialmente, benefícios para os nossos alunos e para a sociedade pernambucana. É um sonho para qualquer faculdade de direito”, ressaltou Sergio Torres. Já está agendada, para o mês de março, uma reunião para o acerto de detalhes da assinatura do referido convênio.