2022
jul
27
Geral

Evento promovido pela FICR incentiva a doação de sangue

“Doar sangue é um gesto de solidariedade, não compromete a saúde de quem doa, é um procedimento seguro e com uma doação você pode salvar até 4 vidas” foi o que a assistente social da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) Cláudia Morais explicou e ressaltou durante a palestra “Doação de sangue: esse tema me interessa” que a Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife (FICR) promoveu na manhã desta quarta-feira (27).

O evento abordou ainda os principais desafios relacionados á doação como a falta de informação e o medo das pessoas durante o procedimento; a falta do cumprimento dos prazos para doação – que devem ser de três em três meses – a história do Hemope; a responsabilidade social que o hemocentro possui ao levar sangue de qualidade com agilidade a todo o estado de Pernambuco,  diagnosticando e tratando as doenças do sangue, além  de desmistificar as principais crenças acerca do processo.

O sangue coletado pelo Hemope por meio das doações é destinado a diversos pacientes que estão internados e que não podem contar com uma rede de apoio para doação. Outra ação fundamental que é desenvolvida pela instituição conta com os Programas de Captação para não só sensibilizar as pessoas, como também levar e disseminar a cultura da doação, sendo mais uma forma de convocar e incentivar a sociedade a construir uma rede de solidariedade mais sólida.

“Todos os possíveis doadores passam por uma entrevista, avaliação e realizam exames. Dessa forma, trabalhamos para que esse processo seja seguro tanto para quem doa quanto para quem recebe. Nosso pedido é: não deixe de doar, nós nunca sabemos quando iremos precisar, quando um ente nosso pode necessitar.  Devemos criar uma sociedade de rede baseada em laços de solidariedade e participação”, finalizou.

Para ser um doador, a pessoa deve estar em boas condições de saúde e ter entre 16 e 69 anos. Já menores de 18 anos precisam estar acompanhados do responsável legal. O doador precisa pesar mais de 50 quilos, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e ter se alimentado antes da doação. No dia, é necessário levar um documento original com foto, cartão vacina com as duas doses contra a Covid-19 e uso de máscara.

 

Endereço e horário para Doação:

Hemope Recife – Rua Joaquim Nabuco, 171 – Graças

Funcionamento: Segunda a sábado – inclusive Feriados – das 7h15 às 18h30

Publicado por Maria Vieira

Notícias Recentes

11 março 2024
FICR REALIZA EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DAS MULHERES.
26 fevereiro 2024
Campanha Páscoa solidária
22 fevereiro 2024
FICR, realiza programação de três dias para o início do semestre